FW: SUGESTÕES DE PAUTA DE 15 DE ABRIL A 26 DE MAIO

Em Destaque
Por -
0



Date: Sun, 14 Apr 2013 14:38:03 -0400
To:
From: redacao@agecom.am.gov.br
Subject: SUGESTÕES DE PAUTA DE 15 DE ABRIL A 26 DE MAIO

SUGESTÕES DE PAUTA DE 15 DE ABRIL A 26 DE MAIO

 

 

CIDADES/EDUCAÇÃO

PARA O DIA 15 (segunda-feira) DE ABRIL

 

ASSUNTO:Governador Omar Aziz lança programas na área de Educação durante abertura de encontro de gestores escolares nesta segunda-feira

LOCAL:Manaus Plaza Centro de Convenções – avenida Djalma Batista, 2.100, bairro Chapada, zona centro-sul

HORA: 10 horas

RESUMO:O governador do Amazonas, Omar Aziz, faz a abertura, nesta segunda-feira, dia 15 de abril, às 10h, do 8º Encontro Técnico com Gestores Escolares, que vai reunir responsáveis pela gestão das escolas da rede pública estadual de ensino da capital e interior. Na ocasião, o governador vai lançar o Programa de Intervenção Pedagógica do Amazonas (Pipa) e o projeto Rede de Letras. O evento acontece no Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista, 2.100, Chapada, zona centro-sul de Manaus.

Através do Programa de Intervenção Pedagógica, o Governo do Amazonas vai oferecer assessoramento didático e pedagógico a escolas com baixo desempenho educacional em Língua Portuguesa e Matemática, enquanto o projeto Rede de Letras vai viabilizar a distribuição de livros paradidáticos para 274,7 mil alunos do 1º ao 9º anos do ensino fundamental, dos quais 136.252 são das escolas da rede estadual de Manaus e 138.484 do interior do Estado.

Organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o encontro tem como tema "Avaliação, Gestão e o Cenário de Novas Possibilidades", e deverá reunir, entre esta segunda-feira e sexta-feira (19), cerca de mil educadores, dentre os quais gestores, assessores pedagógicos, chefes de Departamento de Pessoal da Seduc e presidentes das Associações de Pais, Mestres e Comunitários (APMC´s). A palestra magna será proferida pela professora Rita Jover-Faleiros, mestre e doutora em Letras – Língua e Literatura Francesa – pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

No evento, os participantes receberão orientações técnicas e metodológicas com foco no aprimoramento da qualidade gerencial das escolas estaduais e poderão trocar experiências.  Os temas a serem desenvolvidos terão como referencial a gestão escolar e o compromisso do gestor na busca do aprimoramento da qualidade educativa e na implantação de inovações pedagógicas, principalmente no que tange o alcance de metas educacionais estaduais e nacionais.

As palestras, oficinas, exposições e atividades culturais acontecerão paralelamente no Manaus Plaza Shopping e no Amazônia Golf Resort, no município de Rio Preto da Eva. Dos 565 gestores e gestoras de escolas esperados para o encontro, 230 são de Manaus e 335 são do interior do Estado.

 

 

 

CULTURA/ARTES CÊNICAS

DE 14 (domingo) DE ABRIL A 26 (domingo) DE MAIO

 

ASSUNTO: 17º Festival Amazonas de Ópera.

LOCAIS: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Teatro da Instalação, Centro Cultural Palácio da Justiça e outros espaços culturais administrados pela Secretaria de Estado de Cultura.

HORÁRIOS: Consultar programação anexa neste e-mail.

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da SEC: Betsy Bell (9978-3064) e Marcelo Guilherme (9128-8006).

RESUMO: O 17º Festival Amazonas de Ópera (FAO), temporada 2013, será realizado de 14 de abril a 26 de maio pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio master do Bradesco. A abertura será com a ópera em concerto "Rei Roger", de KarelSzymanowski, no dia 14 de abril, no Teatro Amazonas. Ao todo, serão 33 apresentações, entre óperas completas, óperas em concerto, recitais, opereta, as convivências e o clássico concerto do Dia das Mães. Nesta edição há três grandes homenageados: Richard Wagner e Giuseppe Verdi, pelas comemorações de seus bicentenários, e Benjamin Britten, festejando seu centenário de nascimento para a música clássica. A direção geral é do secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a artística do maestro Luiz Fernando Malheiro e a adjunta de Marcelo de Jesus. Montagens – A programação terá a montagem das óperas "Aventuras da Raposa Astuta", de LeosJanacek; "Parsifal", de Richard Wagner, e "O Morcego", de Johann Strauss Filho. Ensaios - Todos os artistas estrangeiros e nacionais para o 17º Festival Amazonas de Ópera chegam até o dia 31 de março, iniciando os ensaios completos. Os ensaios, inclusive, já acontecem desde o início do mês de março com a Filarmônica, diariamente, das 9h às 12h, no Teatro Amazonas; Coral do Amazonas, de 8h30 às 11h30, no Palácio da Justiça; Corpo de Dança, de 9h às 15h, no Teatro da Instalação, e com o Balé Folclórico, de 10h às 14h, no Teatro Américo Álvares.

 

CIDADES/SAÚDE

PARA O DIA 15 (segunda-feira) DE ABRIL

 

ASSUNTO: Formalização de convênio entre Susam e Hospital Albert Einstein.

LOCAL: Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra Araújo (avenidaAutaz Mirim, s/nº, Jorge Teixeira, zona leste).

HORÁRIO: Às 11h.

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam): 3643-6327 e 9995-1310.

RESUMO: Na segunda-feira, dia 15 de abril, às 11h, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e o Hospital Israelista Albert Einstein (HIAE), de São Paulo, formalizam um convênio que permitirá ao Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra Araújo, localizado na zona leste de Manaus, ingressar na era da Telemedicina. A unidade, que compõe a rede de atendimento de urgência do Governo do Amazonas, é a terceira do País a ser beneficiada pelo projeto "Telemedicina no Apoio Diagnóstico e Terapêutico ao Doente Grave nas Emergências". De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, o projeto é resultado de parceria do Ministério da Saúde com o hospital paulista, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Com o suporte da nova tecnologia, a equipe do Platão Araújo, poderá, quando julgar necessário, acionar a Central de Telemedicina do Albert Einstein para, em tempo real, trocar informações e ouvir uma segunda opinião no tratamento de pacientes graves, atendidos na unidade. Na central do HIAE, que funciona em regime de plantão 24 horas, atuam 16 médicos especialistas em medicina intensiva e medicina de urgência.

 

CIDADES/SAÚDE

DE 15 (segunda-feira) A 19 (sexta-feira) DE ABRIL

 

ASSUNTO: Segunda etapa da Campanha de Prevenção contra a Osteoporose.

LOCAL: Núcleo de Atendimento ao Idoso, localizado no térreo do prédio da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA – avenida Carvalho Leal, nº 1.777, Cachoeirinha, zona sul).

HORÁRIO: Das 8h às 17h.

RESUMO: Com o objetivo de diagnosticar precocemente a osteoporose e definir o tratamento adequado, o Governo do Amazonas, por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI), em parceria com a indústria farmacêutica Eli Lilly, realiza no período de 15 a 19 de abril, a segunda etapa da Campanha de Prevenção contra a Osteoporose. A meta é submeter 500 mulheres, com idade igual ou superior a 60 anos, a exames gratuitos de ultrassonometria (Máquina do Calcâneo – osso do calcanhar), supervisionados por profissionais especializados. O resultado do exame sai imediatamente após a realização do exame ou no período de 13 a 17 de maio, na sede da UnATI. Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para o exame de densitometria óssea, a fim de confirmar o diagnóstico e verificar o grau de comprometimento de sua massa óssea e, se necessário, iniciar o tratamento dentro da rede pública de saúde. Os exames devem ser agendados na recepção da UnATI ou pelos telefones (92) 3878-4352 e 3838-4369. O atendimento será realizado sempre das 8h às 17h, no Núcleo de Atendimento ao Idoso, localizado no térreo do prédio da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), na Avenida Carvalho Leal, nº. 1.777, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.

 

CULTURA/DANÇA

PARA O DIA 16 (terça-feira) DE ABRIL

 

ASSUNTO: Audição coletiva para selecionar candidatos aos cursos de dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

LOCAL: Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, no bloco B do Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, D. Pedro, zona centro-oeste).

HORÁRIO: A partir das 14h.

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da SEC: Betsy Bell (9978-3064) e Marcelo Guilherme (9128-8006).

RESUMO: O Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (LAOCS) está com inscrições abertas, até o dia 12 de abril, para a seleção do Curso Especial de Dança. O curso objetiva a otimização e desempenho na dança, assim como a preparação dos alunos para concursos e seletivas para grupos e companhias de dança, bem como concursos que visam ao ingresso em universidades. A modalidade é voltada a pessoas com idade de 14 a 30 anos e os interessados devem se inscrever das 8h às 12h e das 14h às 17h, na secretária escolar do Liceu, no Sambódromo, Bloco F, munidos do RG. O curso é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Audição – Para concorrer, os candidatos participarão de uma audição coletiva, no dia 16 de abril, às 14h, no Liceu de Artes, Bloco B, no Sambódromo, no Salão de Dança, onde uma banca examinadora avaliará a aptidão física e artística de cada um. Para a seleção é necessário conhecimento em dança.

 

CIDADES/CIDADANIA

PARA O DIA 17 (quarta-feira) DE ABRIL

 

ASSUNTO: 4ºEncontro de Primeiras-Damas do Estado do Amazonas.

LOCAL: Salão Solimões do Palácio Rio Negro (avenida 7 de Setembro, Centro, zona sul).

HORÁRIO: Às 17h.

CONTATO: Assessoria de Comunicação do Fundo de Promoção Social (FPS): 8816-2017.

RESUMO: A presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama Nejmi Aziz realizará na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, o 4ºEncontro de Primeiras-Damas do Estado do Amazonas. O evento vai acontecer às 17h, no Salão Solimões do Palácio Rio Negro, localizado na avenida 7 de Setembro, Centro, zona sul de Manaus. O objetivo é fortalecer os programas na área social da gestão Omar Aziz e as ações do Fundo de Promoção Social, junto às atuais primeiras-damas dos municípios amazonenses e representantes femininas da sociedade civil e de instituições sociais da capital e interior.

 

CIDADES/EDUCAÇÃO

PARA OS DIAS 19 (sexta-feira) E 20 (sábado) DE ABRIL

 

ASSUNTO: Abertura do 3º Abril Cultural e comemoração do Dia do Índio.

LOCAIS E HORÁRIOS: No dia 19, a partir das 8h, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS – avenida Coronel Teixeira, São Jorge, zona centro-sul). No dia 20, no Anfiteatro da Ponta Negra, a partir das 19h.

CONTATO: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind): Isaac Júnior – 8817-8239.

RESUMO: A terceira edição do Abril Cultural Indígena começa no dia 19 (sábado) de abril, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1ºBIS), a partir das 8hk, com as competições tradicionais indígenas, e prossegue até o dia 1º de maio, em meio a atividades programadas para Manaus e o interior do Estado. A data foi escolhida por ser comemorado nacionalmente o Dia do Índio. Entre as atrações culturais está a cantora DjuenaTikuna, que participará da solenidade de abertura e interpretará o Hino Nacional Brasileiro na língua nativa, com o acompanhamento da banda de música do Comando Militar da Amazônia (CMA). No mesmo dia, Djuena se apresenta no Sesc da Henrique Martins, acompanhada de banda. O show terá a participação dos cantores mirins da comunidade Inhãa-bé e do grupo indígena Bayaroá. No dia 20, a partir das 19h, no Anfiteatro da Ponta Negra, será realizado pelo Governo do Amazonas, Comando Militar da Amazônia (CMA) e Prefeitura de Manaus, um evento em comemoração ao Dia do Índio e ao Dia do Exército Brasileiro. A programação contará com apresentações culturais indígenas, entre elas o grupo Bayaroá, NatinhoTikuna (grupo Ewaré) e DjuenaTikuna. Simultaneamente, o público poderá prestigiar a feira de exposição e comercialização de produtos indígenas, que ocorre até 21 de abril no mesmo local. O Abril Cultural Indígena é uma organização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), com apoio das próprias organizações indígenas e de parceiros como a Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Comando Militar da Amazônia (CMA), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e da Prefeitura Municipal de Manaus.

 

CIDADES/EDUCAÇÃO

PARA O DIA 20 (sábado) DE ABRIL

 

ASSUNTO: Aula inaugural do programa Amazonas Bilíngue.

LOCAL: auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Japiim, zona centro-sul de Manaus.

HORÁRIO: Às 8h.

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Seduc – 3237-8737 / 3237-3869, Lúcia Saito – 9995-4771 e Afonso Júnior – 8182-2446.

RESUMO: No dia 20 (sábado) de abril, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), fará a aula inaugural do Amazonas Bilíngue, programa do Governo do Amazonas que oferece curso de inglês para alunos da rede pública da capital e do interior do Estado. O programa segue a orientação do governador Omar Aziz de ofertar mais oportunidades aos jovens para qualificação. O Amazonas Bilíngue é voltado para alunos do 1º ano do ensino médio, e tem por objetivo capacitar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo, no Pólo Industrial de Manaus ou em demais atividades. Neste ano, 960 estudantes foram selecionados para participar do programa. A aula inaugural às 8h, no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Japiim, zona centro-sul de Manaus. O curso inicia efetivamente no dia 27 de abril, em três turnos: matutino, intermediário e vespertino. As aulas serão realizadas em 11 escolas de Manaus e outras unidades de ensino dos municípios de Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Rio Preto da Eva. Ao final do curso, que terá duração de dois anos, 400 alunos farão uma prova de proficiência. Os 40 alunos que apresentarem os melhores desempenhos farão um intercâmbio de 15 dias no Canadá.

Esta é a primeira edição do Amazonas Bilíngue. O programa ofereceu um total de mil vagas. As turmas que iniciarão o curso no dia 20 se formarão em 2014.

 

CULTURA/MÚSICA ERUDITA

PARA O DIA 20 (sábado) DE ABRIL

 

ASSUNTO: Apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado do Amazonas.

LOCAL: Teatro Le Café (avenida Sete de Setembro, Centro, zona sul).

HORÁRIO: A partir das 16h.

CONTATO: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Amanda Mota – 3214-5784 e 8123-7979.

RESUMO: No dia 20 (sábado) de abril, a Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado do Amazonas irá realizar um concerto especial com obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A execução das peças do período clássico será a partir das 16h, no Teatro Le Café (avenida Sete de Setembro, Centro, zona sul). A Orquestra Sinfônica da UEA é formada por 51 músicos profissionais de vários países e estudantes da Universidade, sendo regida pelo maestro Zacarias Fernandes, e foi criada como um instrumento a mais para a formação acadêmica dos estudantes do Curso de Música, que, em 2011, assim como a UEA, estava comemorando 10 anos de vida. O repertório da orquestra é constituído de obras eruditas consagradas, entre elas a 5ª Sinfonia de Beethoven, "Carmem", de Bizet.

 

CIDADES/CIDADANIA

PARA OS DIAS 25 (quinta-feira) E 26 (sexta-feira) DE ABRIL

 

ASSUNTO: Projeto Defensoria Pública Itinerante na zona norte.

LOCAL: Ao lado da Escola Estadual Ana Neire Marques (avenida Marginal Esquerda, quadra D, nº 29, conjunto Galileia II, bairro Monte das Oliveiras, zona norte).

HORÁRIO: Das 8h às 17h.

CONTATO: Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM): Flávia Abtibol – 3631-0402 e 8407-0311.

RESUMO: Além das unidades descentralizadas distribuídas em diversos bairros da capital, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) também tem prestado assistência jurídica gratuita através da Defensoria Pública Itinerante, serviço realizado na unidade móvel da instituição desde o ano passado. A próxima edição do projeto acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, no conjunto Galileia II, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. O ônibus da DPE ficará estacionado ao lado da Escola Estadual Ana Neire Marques da Silva. A equipe de defensores públicos, assistentes jurídicos, assistentes sociais e psicólogos fará atendimentos voltados, prioritariamente, para a área de família, com destaque para divórcios consensuais e litigiosos, reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia. O projeto conta com o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, NejmiJomaa Aziz, além da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Polícia Civil do Amazonas, Amazonas Energia, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

 

CULTURA E CIDADES/ARQUEOLOGIA

ATÉ O DIA 8 (quarta-feira) DE MAIO

 

ASSUNTO: Exposição arqueológica urbana.

LOCAL: Hall da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA – avenida Djalma Batista, nº 3.578, bairro Flores, zona centro-sul).

HORÁRIO: Das 8h às 17h.

CONTATO PARA ENTREVISTA: Coordenadora do curso de Arqueologia da UEA, Arminda Mendonça: (92) 8102-0200.

CONTATO ASSESSORIA UEA: Amanda Mota – 3214-5784 e 8123-7979.

RESUMO: A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará, de 8 de abril a 8 de maio, uma exposição arqueológica com fragmentos de itens recolhidos da área escolhida como alvo do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus III (Prosamin), localizada no Igarapé de São Raimundo, contribuinte da Bacia do São Raimundo, entre a Avenida Kako Caminha e a foz no rio Negro. A visitação é no horário comercial, das 8h às 17h. A exposição faz parte de um trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do curso de Arqueologia da UEA e tem o apoio do Instituo de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os artigos que estarão em exposição estão manilhas, louças, tijolos e cerâmicas caracterizados por cores, formas e desenhos de diferentes épocas. Além de fragmentos, peças praticamente intactas, como moedas e uma garrafa de grés, típica do final do século XVIII, também poderão ser vistas no local. Estará à disposição dos visitantes, ainda, uma pequena mostra das camadas do solo estudadas no local. "Esses itens recontam parte de uma história. São indicadores de época", acrescenta um dos alunos do curso, Daniel Comapa. A coordenadora do curso, Arminda Mendonça, explica que se trata de uma exposição pioneira, na área de Arqueologia Urbana, que é um segmento da Arqueologia Histórica. "A história não se mede pela antiguidade, mas pela sua importância. E é por isso que ficamos tão satisfeitos em apresentar à comunidade esse trabalho", destaca.

 

 









Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)