Prodam inicia implantação do projeto “Wi-fi nas escolas” em mais 60 unidades da rede estadual de ensino


O Governo do Amazonas, por meio da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), iniciou na segunda-feira (15) mais uma etapa de implantação do projeto "Wi-fi nas escolas", que permite acesso gratuito à internet nas unidades de ensino do Estado. Nesta fase, mais 60 escolas receberão a infraestrutura da rede de acesso.

O prazo para a finalização dessa etapa é de 60 dias, de acordo com a Prodam. Nove escolas de Manaus já estão com acesso à internet garantido. Em mais 25 escolas unidades, o sistema está em fase de homologação, mas o sinal já está sendo disponibilizado. A meta do Governo do Estado é implantar o projeto nas 230 escolas da rede estadual de Manaus neste ano. O sistema está sendo testado também na Escola Estadual Geny Passos, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

O projeto faz parte da expansão do programa Amazonas Digital, que é coordenado pelas Secretarias Estaduais de Planejamento (Seplan), Ciência e Tecnologia (SECT) e de Educação (Seduc) e é executado pela Prodam. O Amazonas Digital já conta com 55 pontos de acesso na capital e 209 no interior, incluindo órgãos de atendimento ao público e praças.

O acesso à internet nas escolas é feito através de equipamentos fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, como os notebooks distribuídos no programa "Professor na Era Digital". Os alunos têm acesso à internet com restrição a sites inadequados, como os de conteúdo adulto. Com o acesso facilitado, os professores poderão utilizar ferramentas como o diário de classe digital e o sistema automático de lançamento de notas, além de ter acesso a conteúdos programáticos.  A população do entorno das escolas poderá também ter acesso ao sinal de internet.

De acordo com o gerente de sistema de informação da Seduc, Mário Ferreira, o "Wi-fi nas escolas" vai melhorar significativamente o rendimento dos alunos e os professores terão mais praticidade em organizar os assuntos relacionados à rotina escolar. "Eles (alunos) poderão pesquisar conteúdo de apoio ao que está sendo passado em sala de aula. O professor poderá acessar essas informações a qualquer momento, tendo mais praticidade", explicou.

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares Silva, destacou a importância da implantação do programa como um todo. "O programa Amazonas Digital é uma iniciativa de grande relevância para as comunidades estudantis e para a população em geral que, ao ser ampliado, se consolida. Por meio dele, o Governo do Estado está assegurando à população meios de acessibilidade à internet, o que possibilita a potencialização do conhecimento, da informação e da comunicação".

Outros Pontos - Em Manaus, além das escolas, os usuários podem ter acesso à internet do Amazonas Digital em 55 locais diferentes, entre os quais estão todas as seis unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), nove praças do Prosamim e sete centros de convivência da família. No interior do Estado, 15 municípios já estão sendo beneficiados pelo programa. As cidades se conectam à internet via satélite, compartilhando uma banda de 11 Mbps, sendo que em Presidente Figueiredo a conexão também ocorre via satélite.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato