Defesa Civil do Amazonas já enviou mais 95 toneladas de alimentos para o interior

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), já enviou a nove municípios afetados pela cheia dos rios mais de 95 toneladas de alimentos, 7.527 unidades de kits com material de higiene, 3.300 unidades de cobertores e redes, além de 720 quilos de medicamentos. Sete dos municípios mais afetados fazem parte da calha do rio Juruá, os outros dois estão nas calhas do rio Madeira e do Alto Solimões.

Os medicamentos doados foram fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). São remédios para combater doenças intestinais, de pele e febre, entre outras, além de vitaminas. No total, são 13 tipos diferentes de remédios que vão compor o kit de ajuda humanitária que começa a ser distribuído às famílias atingidas pela cheia.

De acordo com o titular da Subcomadec, tenente-coronel Roberto Rocha, até a última terça-feira, dia 23 de abril, 11 municípios já haviam decretado situação de emergência, sendo 13.878 famílias atingidas. Os municípios são Apuí, Ipixuna, Itamarati, Carauari, Eirunepé, Juruá, Guajará, Santo Antônio do Içá, Benjamin Constant, Envira e Canutama. Algumas dessas cidades ainda aguardam a homologação da situação de emergência por parte do Governo do Estado e do Governo Federal.

Há duas semanas, a Defesa Civil estadual enviou a primeira remessa de suprimentos para atender essas localidades. Foram cerca de oito toneladas de alimentos, quatro mil redes e medicamentos para as cidades de Ipixuna, Itamarati, Carauari, Eirunepé e Guajará. Também já receberam a ajuda humanitária as cidades de Apuí, Juruá, Envira e Benjamim Constant.

Monitoramento – De acordo com o tenente-coronel Roberto Rocha, o governo estadual segue prestando auxílio nessas regiões. “O Governo do Estado continua levando apoio aos municípios, além de monitorar as chuvas e o nível dos rios”. Além da ajuda humanitária, a Defesa Civil do Amazonas faz o monitoramento das condições climáticas e do nível dos rios, além do trabalho de capacitação de agentes municipais e técnicos das defesas civis.

A previsão é que a cheia deste ano seja menos intensa que a cheia histórica 2012, conforme o primeiro alerta divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil, há duas semanas. Mesmo assim, em alguns municípios, o nível dos rios pode chegar a medidas recordes. Santo Antônio do Içá e novamente Apuí devem receber futuramente ajuda humanitária, mas ainda não há data para o envio do material.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)