COARI REDUZ ÍNDICE DE MALÁRIA EM 42%

Em Destaque
Por -
0
A malária é uma doença endêmica causada por protozoários do gênero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso país e são mais frequentes em nossa região. No contexto amazônico Coari também sofre com as altas ocorrências desta doença que anualmente aflige milhares de coarienses, principalmente os que moram na Zona Rural.Febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo são os principais sintomas, que podem se manifestar a cada 48 horas, caso a infecção tenha sido causada pelo P. falciparum ou pelo P. vivax; e a cada 72 horas quando o agente causador é o P. malarie (febre quartã). Essa primeira espécie pode, ainda, afetar vários órgãos e sistemas do corpo, como o sistema nervoso e aparelho respiratório.

Segundo o Secretário de Saúde Dr. Ricardo Faria os "investimento nos combates a endemias (malária e dengue) fez com que baixássemos os índices em 42% quando comparado com 2012. Realizamos mais de 3.000 atendimentos na zona rural levando médicos, dentistas, enfermagem e laboratório para as nossas comunidades" - afirmou o Secretário. A redução no índice de malária e a maneira como o problema da dengue vem sendo enfrentado no município, fez com que Coari fosse escolhido pelo Ministério da Saúde para ser piloto em um programa de saúde no combate a doença.

Além do combate intensivo a estas doenças regionais e endêmicas, com a abertura das Unidades Básicas de Saúde, foram implantados mini-laboratórios em cada UBS para detectar os casos e tratar imediatamente os pacientes, o que vai com certeza levar um enfrentamento mais eficaz em face as ocorrências da dengue e malária. A expectativa é que os índices de malária e de dengue sejam reduzidos muito mais. Coari tem 12 Unidades Básicas de Saúde, que foram totalmente reformadas e entregues para a população com equipes  do Programa Saúde da Família. Na Zona Rural o número de Agentes de Saúde aumentou 42% desde janeiro, atualmente estão trabalhando atendendo as comunidades rurais 123 agentes de saúde.

Tratamento da Doença

Para confirmar a presença do parasita no sangue, a análise da doença é feita por meio de uma pequena amostra, geralmente retirada da ponta do dedo do paciente (teste de gota espessa).

O tratamento é feito com o uso de fármacos orais e deve ser iniciado o mais rapidamente possível, para evitar complicações como anemia, icterícia e mau funcionamento dos órgãos vitais, além dos riscos que um indivíduo acometido pelo P. falciparum pode estar sujeito.

A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)