ÁGUAS DA ENCHENTE COMEÇAM A ATINGIR ÁREAS DE RISCO EM COARI

Em Destaque
Por -
0
A enchente e seus problemas já fazem parte da realidade a ser enfrentada em Coari.


Daniel Maciel.

A realidade da subida das águas no ciclo amazônico das enchentes é sempre acompanhada de preocupação paras as famílias que moram em área de várzea na Zona Rural. Nos centros urbanos, os que constroem suas casas nas áreas mais próximas as margens de igarapés, lagos e rios também sofrem com a triste realidade da cheia amazônica, um fenômeno natural que dura cerca de seis meses. Em Coari, muitas casas já começam a ser atingidas pela subida das águas, o que requer uma ação rápida por parte do poder público, uma vez que quase sempre as pessoas que sofrem com a enchente não conseguem com os seus próprios recursos sair do problema.

A prefeitura de Coari já começou a tomar providências com relação à enchente, uma delas foi o cadastro das famílias que moram em área de risco, além do levantamento das áreas que serão atingidas pelas águas. O cadastro é necessário inclusive como uma forma de antecipar a demanda que a Defesa Civil do Estado do Amazonas requer das prefeituras com informações necessárias para atender os municípios atingidos pela enchente.

Estive hoje pessoalmente, na qualidade de Secretário Municipal visitando a Rua Moisés Bezerra, no Bairro Chagas Aguiar, assim como algumas ruas no Bairro Duque de Caxias e constatei pessoalmente, conversando com moradores o nível da água está subindo em uma velocidade menor que no ano anterior, mesmo assim, muitas casas serão atingidas... Outras já necessitam de uma ação rápida para contornar o problema que já começa a atingir os moradores.

Segundo informações levantadas hoje pela manhã, a média da subida das águas no município de Coari é de 3 cm por dia, mas os profissionais que necessitam de uma aferição mais precisa do fenômeno, estão com dificuldades para fazer a medição uma vez que a régua que era utilizado para isto está comprometida com a danificação do Cais do Porto de Coari.

Na tarde desta quinta-feira (11) a Secretaria Municipal de Defesa Social realiza uma reunião com todos os órgãos que ficarão envolvidos no atendimento as vítimas da enchente. A previsão é que as águas continuem subindo até meados de junho e há necessidade de um plano de ação que contemple cada etapa do problema. Em alguns lugares a Prefeitura de Coari já começa a providenciar pontes de madeira e toda a logística está sendo preparada para atender as famílias. A Secretaria de Obras é quem vai efetivar a construção das pontes nos lugares onde houver necessidade
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)