Vice-governador do Amazonas, José Melo, diz que maior contribuição da Zona Franca de Manaus é a preservação da cobertura florestal do Estado

Em Destaque
Por -
0


O vice-governador do Amazonas, José Melo, destacou a manutenção da floresta como uma das principais contribuições do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), que está completando 46 anos, para o desenvolvimento do Estado. A data foi comemorada durante a 261ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS), realizada na manha desta quinta-feira, 28 de fevereiro, na sede da instituição.



"No meu modo de entender, a maior contribuição que a Zona Franca de Manaus deu foi permitir que o Brasil pudesse preservar a área mais nobre que é esse Estado totalmente preservado. E isso tem um ponto de vista estratégico hoje e vai se mais estratégico ainda lá na frente. Com isso, o modelo conseguiu num curto espaço de tempo crescer, se desenvolver, gerar empregos, gerar renda e ser, apesar dos incentivos, um distribuidor líquido de receita para a nação. Eu e o governador Omar Aziz parabenizamos de forma efusiva a Zona Franca de Manaus e os seus trabalhadores. E também pedimos a todos os empresários que invistam mais", ressaltou José Melo.



Além da comemoração, na reunião também foram analisados 33 projetos que somam investimentos fixos de mais de R$ 300 milhões. Desses, 13 projetos são de implantação e 20 de ampliação, atualização e diversificação que juntos representam a geração de 624 novos empregos em até três anos. Os principais projetos aprovados estão na área de produção de bens de informática e condicionadores de ar.



A extensa pauta do CAS fez com que o vice-governador também destacasse a participação do Amazonas na mesa de discussão sobre a macroeconomia brasileira. Segundo José Melo, o modelo econômico gera emprego, contribui com o país e gera receita para a União. "Ontem tivemos uma pauta lotada no Conselho de Desenvolvimento do Amazonas e hoje a nossa pauta aqui também estava recheada, o que significa que o empresariado brasileiro e os empresários lá de fora não só aceitam o modelo como têm confiança absoluta no modelo. Por isso, estão investindo aqui", pontuou.



A reunião do Conselho Administrativo da Suframa foi presidida pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, e contou a presença do superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, além de conselheiros e empresários. Na ocasião, foi apresentada a campanha institucional alusiva à data e foi realizado o lançamento oficial da 7ª edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), programada para novembro deste ano.



Contribuição para a UEA – Outra contribuição do Polo Industrial para o Amazonas defendido pelo vice-governador do Estado, José Melo, durante a reunião do CAS está relacionada à criação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Para o vice-governador, somente por meio da participação de empresas na criação de um Fundo de arrecadação para investimentos na educação superior foi possível consolidar a UEA tanto na capital quanto no interior.



"Nós fizemos uma reunião e os empresários concordaram com a edição de uma lei que destaca parte dos recursos de suas receitas para a criação de um Fundo de alimenta e sustenta a UEA. Portanto isso é muito positivo já que a Universidade do Estado do Amazonas é o berço da produção do conhecimento e vai ser ela, com certeza, que vai formar os cientistas, os técnicos que vão estudar a nossa Amazônia toda e a partir daí criar produtos que gerem renda e emprego para o nosso povo de forma sustentável", finalizou o vice-governador do Amazonas, José Melo.



CRÉDITO DAS FOTOS: CHICO BATATA/AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)