Vereador Professor Bibiano aciona MPE para instauração de ação civil pública contra a Semed

Em Destaque
Por -
0
Nesta segunda-feira (25), o vereador professor Bibiano (PT) entrou com representação junto ao Ministério Público do Estado (MPE-AM) solicitando instauração de inquérito civil e em consequência, de ação civil pública para apurar as responsabilidades da administração municipal quanto à ineficácia na prestação de serviço na área de Educação. A iniciativa foi realizada em parceria com os vereadores Waldemir José e Rosi Matos, do mesmo partido.

A ação do parlamentar foi motivada por recentes denúncias feitas por pais de alunos indicando que os filhos, mesmo  matriculados, estariam sem estudar. A estimativa é de que 10 mil crianças e adolescentes estão nessa situação. A justificativa apresentada pela Prefeitura é de que mais de 50 escolas estão  inseridas em um Plano Emergencial de Reforma.

Outro fato que motivou a atitude do vereador foi o caso de 160 alunos matriculados na Escola Sara Barroso, no bairro Santa Etelvina, que também estão fora de sala de aula, pois até o momento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) não conseguiu alugar prédio para servir de anexo à unidade educacional.
"O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente, por isso da decisão de instaurar essa ação contra a administração municipal", destacou o vereador.
Segundo ele, é inaceitável que, a essa altura, a Prefeitura, por meio da Semed, ainda esteja celebrando contrato para alocar essas crianças que estão fora de sala de aula em prédios improvisados, bem como realizando reformas emergenciais e contratando professores.

O documento também indica a necessidade de recomendação à Prefeitura de prazo para a elaboração de plano a fim de extinguir a prática de locação de prédios particulares para servirem como escolas improvisadas, bem como para realização de reformas, somente, no período de férias.

 Prejuízos
Bibiano diz ainda que os argumentos e explicações apresentadas pelo secretário municipal de Educação (Pauderney Avelino) durante audiência pública na Câmara Municipal de Manaus, na última terça-feira (19), são frágeis e inconsistentes, tendo em vista o princípio constitucional da eficiência e planejamento, que regem a administração pública.

Durante a audiência pública, o titular da pasta afirmou que os alunos que estão matriculados nas escolas interditadas não terão o ano letivo prejudicado, pois foram transferidos para escolas próximas ou entrarão em calendário especial de ensino para recompensar os meses parados.

Para o vereador, que é professor concursado da Semed, essa lacuna pode causar sérios prejuízos no processo de formação educacional desses alunos. "Infelizmente, verificar que o ensino nas escolas municipais de Manaus está sendo ministrado em espaços precários ou em estruturas arranjadas é uma aberração. O nosso objetivo é garantir o acesso à educação de crianças e adolescentes, um direito assegurado pela Constituição", concluiu.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)