Vacinação contra o HPV é aprovada na ALE-AM e Governo estima para maio início da imunização

Em Destaque
Por -
0

Até a primeira quinzena de maio deste ano, o Governo do Amazonas pretende iniciar a vacinação de cerca de 90 mil meninas, com idade entre 11 e 13 anos, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. O Projeto de Lei encaminhado pelo governador Omar Aziz, "que dispõe sobre a vacinação da população feminina do sexo masculina, na faixa etária específica, matriculadas na rede pública estadual, municipal e privada de ensino, com a vacina antipapilomavírus humano", foi aprovado nesta terça-feira, dia 13 de março, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), por unanimidade, e retorna ao executivo para ser sancionado pelo governador.

O prazo foi dado pelo secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já está trabalhando na elaboração do Projeto Básico para encaminhá-lo à Comissão de Licitação (CGL) que vai escolher, por meio de pregão eletrônico, a empresa que irá fornecer as vacinas ao Estado. O Amazonas será o primeiro Estado do Brasil a oferecer a vacina gratuita, hoje somente disponível em clínicas particulares.

A meta é vacinar, inicialmente, 90 mil meninas nas escolas da rede de ensino estadual e municipal, da capital e do interior e, também, da rede particular. "Estamos trabalhando no planejamento da logística de aplicação das vacinas, que está envolvendo, além da Susam, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e as secretarias de saúde e educação dos municípios do interior do Estado", observou Wilson Alecrim.

Ele informou que nesta terça-feira foi realizada reunião, onde foi montada uma agenda de trabalho, já em execução, para cumprimento das etapas. "Em no máximo 60 dias, iniciamos a primeira dose. Trinta dias depois, ministraremos a segunda e, seis meses depois, a terceira e última dose necessária para a imunização contra o HPV".
A licitação será em nível nacional, uma vez que a vacina é produzida no exterior, porém embalada no Brasil. Serão adquiridas 270 mil doses, sendo, 90 mil para cada etapa. A estimativa de gastos com a aquisição dessa quantidade de vacinas é de R$ 12.195.000, sem os custos operacionais do processo de vacinação nas escolas. 

O principal objetivo da vacina é prevenir o câncer de colo de útero, o tipo mais frequente entre a população feminina do Estado e também da região Norte, enquanto em outras regiões predomina o de mama. O Amazonas é o primeiro Estado do País em prevalência da doença. OHuman Papiloma Virus (HPV) ou Papiloma Vírus Humano, em português, está presente em 90% dos casos de câncer de útero registrados no Estado.

Secretaria da Mulher - Na mesma ocasião da aprovação da vacina contra o HPV, os deputados estaduais aprovaram a criaçãoda Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres. O novo órgão, que estará ligado administrativamente à Secretaria Estadual de Governo (Segov), vai reunir todas as políticas públicas e serviços voltados para a população feminina.

A secretaria nasce com a finalidade de coordenar as atividades do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapeam), do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante. Também irá executar as ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, monitorar as ações do Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher no Amazonas, apoiar as campanha de enfrentamento de exploração sexual e prestar assistência aos programas de capacitação, formação e de conscientização da comunidade, no que se refere às questões de gênero, a Lei Maria da Penha e os serviços de atenção à mulher. Outra função será a promoção e realização de estudos, pesquisas e debates sobre a situação da mulher e sobre as políticas públicas de gênero.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)