Profissionais de saúde recebem capacitação para realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C no interior do Estado

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 25, a capacitação de profissionais de saúde para realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C, que deverão ser oferecidos ainda neste semestre em mais 50 municípios do Estado. Cinquenta profissionais de 27 municípios do Amazonas participam do curso, que ocorre até a próxima quarta-feira (27), no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, nº 1.335, Santo Antônio, zona oeste), das 8h às 17h.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o treinamento faz parte do processo de descentralização da testagem rápida dessas doenças para todo o Amazonas. Atualmente, 12 municípios amazonenses, incluindo a capital, já utilizam a nova metodologia. 
O treinamento é executado pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais e ministrado por técnicos do Ministério da Saúde de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), e da Susam e Secretaria Municipal de Saúde. "A meta é formar multiplicadores que levarão esse conhecimento para os profissionais de seu município. Assim que a capacitação chegar a todos os profissionais o Ministério vai enviar os testes rápidos para a oferta do serviço", informou o assessor técnico do Ministério da Saúde de Brasília que está em Manaus ministrando o curso, Edivaldo Santos.  
O objetivo final, conforme explica a diretora-presidente da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Graça Alecrim, é ampliar o acesso ao diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, o que permite tratar os casos positivos, ainda na fase inicial, evitando o agravamento do quadro de saúde dos pacientes. O teste rápido para essas doenças permite que o resultado seja conhecido em 20 minutos. Já no método convencional (sorologia), o resultado do exame é divulgado no período médio de 15 dias. 
Apesar de o serviço priorizar mulheres gestantes e seus parceiros, conforme recomenda o projeto Rede Cegonha, do Governo Federal, os testes estarão disponíveis para toda população sexualmente ativa. "Além de aprender a executar os testes os profissionais aprendem a trabalhar a questão psicológica do paciente cujo teste for positivo", acrescentou a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Silvana Lima.
FOTO: ALFREDO FERNANDES 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)