Policiais do interior fazem treinamento para o Ronda no Bairro, que chegará primeiro em Iranduba e Manacapuru

Em Destaque
Por -
0


Os municípios de Iranduba e Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, serão os primeiros do interior a ter a cobertura do Ronda no Bairro. Em Iranduba, que está se preparando para receber o projeto piloto do programa, o Governo do Estado acaba de formar 60 policiais e já está em andamento uma segunda turma de policiais civis e militares que irão receber treinamento dentro da filosofia do programa.

Ao mesmo tempo, iniciaram as tratativas para realização, ainda este mês de março, da capacitação em Manacapuru e a elaboração de um cronograma para os demais municípios, o que deverá ocorrer entre março e dezembro de 2013, segundo informações do secretário executivo do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares. De acordo com o planejamento, o programa será implantado por etapas. "Faremos o piloto em Iranduba e depois expandiremos para Manacapuru, para, em seguida, partimos a Coari, Tefé e Tabatinga, no Solimões, e assim sucessivamente", declarou o secretário.

O programa de capacitação continuada para o interior inclui 16 cursos. Além das disciplinas comuns, aplicadas na formação dos policiais do Ronda no Bairro na capital, o treinamento no interior é adaptado à realidade dos municípios amazonenses, incluindo curso de Policiamento Ambiental, Policiamento Fluvial e Desenvolvimento Local.

Em 2013, o governador Omar Aziz pretende levar o Ronda no Bairro a 12 municípios do interior. Além dos cinco já citados, também serão contemplados neste primeiro momento Itacoatiara e Parintins, no rio Amazonas; São Gabriel da Cachoeira, na região do rio Negro; Humaitá, no rio Madeira; Eurunepé, no Juruá, Lábrea e Boca do Acre, no Purus. "Enquanto concluímos o treinamento da segunda turma de Iranduba, vamos partir para Manacapuru", observa Amadeu Soares.

Com a implantação nestes municípios, serão mais 685.605 cidadãos atendidos pelo programa Ronda no Bairro. Aspectos sociais, econômicos, populacionais, malha fluvial e posição geográfica no que tange à fronteira, divisa, ou estar situado na Região Metropolitana, foram levados em consideração na escolha dos municípios prioritários. Os estudos de georreferenciamento vêm sendo realizados em parceria com a Secretária Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan).

Obras - O governador Omar Aziz também autorizou a realização de obras de reforma e ampliação das sedes das unidades de policiamento nos 12 municípios para transformá-las em Distritos Integrados de Policia (DIP), nos moldes das unidades da capital, nas quais as polícias Civil e Militar trabalham integradas. "Estamos trabalhando nos projetos dessas unidades para, em seguida, encaminhá-los à licitação", afirmou o secretário.

Cerca de R$ 100 milhões devem ser investidos nas obras e mobiliários e equipamentos para o interior este ano. Os recursos também serão aplicados na locação de viaturas, aquisição de motocicletas e embarcações; aquisição de armamento, munição e material tático operacional; capacitação e formação continuada de policiais; equipamentos e serviços de tecnologia da informação e de comunicação de dados; implementação de programas sociais (Formando Cidadão, Proerd, Previne, Procyon, Provida e Ame a Vida); e implantação de solução de radiocomunicação.

Inovações para o Interior - Com o Ronda no Bairro, o policiamento comunitário será intensificado, através da presença constante dos policiais nas comunidades ribeirinhas, visitando os residentes locais, com o objetivo de identificar, analisar e resolver problemas das comunidades. Neste tipo de policiamento serão utilizadas lanchas de patrulhamento fluvial para as unidades dos municípios. O objetivo é facilitar a penetração nas comunidades onde o acesso é feito exclusivo por via fluvial.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)