NOTÍCIA DO DIA DA ÁGUA: Sistema de distribuição de água será avaliado

Foto: Euzivaldo Queiróz.

A Manaus Ambiental vai realizar, a partir desta sexta-feira (22), um balanço no sistema de abastecimento de água após o registro de dois rompimentos de adutoras em menos de uma semana na cidade de Manaus. O levantamento atende a uma solicitação do prefeito Artur Neto.
"O prefeito Artur Virgílio Neto solicitou um balanço das adutoras da cidade e nós temos um sistema de controle operacional, que monitora a cidade inteira de forma online então nós sabemos quando há algum problema nas adutoras. Vamos analisar ponto a ponto de todas as adutoras da cidade’’, relatou o presidente da Manaus Ambiental Alexandre Bianchini.
Rompimento
Aproximadamente 300 mil pessoas das Zonas Oeste e Norte ficaram sem água desde a tarde de quinta-feira (21) com orompimento de uma adutora, na avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, e a previsão é que até o fim da tarde desta sexta-feira (22) 90% da população tenha o abastecimento restabelecido e o restante até o início da manhã de sábado (23).
Seis famílias e três estabelecimentos comerciais foram atingidos e tiveram prejuízos materiais e estruturais em decorrência de uma queda de energia que originou o rompimento. Uma família foi retirada do local e alojada no Hotel Central, localizado no centro da cidade, até que funcionários da concessionária de água realizem a limpeza da residência.
Segundo o presidente da Manaus Ambiental, cerca de cinquenta homens trabalharam durante a madrugada na troca das tubulações da adutora que funcionava há pelo menos 30 anos. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizam a limpeza dos entulhos e retirada do barro acumulado nas ruas adjacentes, sarjetas e bueiros.
Questionado sobre o tempo de vida útil das adutoras, Bianchini esclareceu que cada adutora pode durar cerca de 70 anos e que a empresa faz a manutenção por meio de um sistema que capta qualquer problema apresentados durante o funcionamento do abastecimento. Ainda segundo ele, quando houve o problema na adutora instantaneamente o sistema parou e alertou o monitoramento e isso fez com que a empresa não religasse o abastecimento quando a energia voltou, diminuindo assim os prejuízos na área.
Funcionamento
Sete mil litros de água correm por segundo na tubulação, a partir do rompimento da energia a força da água muda e causam dois efeitos, a primeira é a subpressão, onde ocorre a sucção dentro dos canos. A segunda acontece após essa água perder a força e o movimento da água gera uma força brusca que entra em atrito com a estrutura da adutora, ocasionando o rompimento.
Prejuízos
O subtenente Gilmar Paixão do Exército Brasileiro pertence a uma das famílias prejudicadas com o rompimento da adutora. Segundo ele, a esposa de 42 anos e a filha de 12 estavam na casa na hora do incidente e não conseguiram salvar os pertences da famílias, entre eles o sofá, a estante e os móveis de MDF pois foram tomados pela água e pelo barro que invadiu a casa. A máquina de lavar que estava na área de serviço da casa foi parar depois de vinte metros, no portão da residência que quebrou ao meio com a força da água.
Alexandre Bianchini informou que todos os prejuízos serão ressarcidos e ainda nesta sexta-feira uma equipe jurídica e de atendentes comerciais começam a fazer o levantamento das famílias e dos estabelecimentos comerciais como o Porão do Alemão que teve o desabamento do muro do estacionamento, a empresa Jorpam do ramo de transporte e mudanças, com a queda do muro e da parede, perdendo diversas caixas de equipamentos que estavam armazenadas no depósito e também alguns equipamentos da Pizzaria Carluccio.
FONTE: JORNAL ACRITICA.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato