Governador Omar Aziz propõe à presidenta Dilma edição de MP permitindo contratação de médicos estrangeiros

O governador do Amazonas, Omar Aziz, propôs à presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, 13 de março, que seja editada uma Medida Provisória permitindo a contratação de médicos estrangeiros no País, com local de atuação e por tempo determinado. No encontro, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o governador também discutiu medidas de combate ao câncer e projetos de infraestrutura e de habitação. Mais cedo, Omar Aziz participou do encontro de governadores com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para encaminhar propostas ao pacto federativo.

Na reunião com Dilma Rousseff, da qual participou a secretária de Governo, Rebecca Garcia, e o senador Eduardo Braga, o governador Omar Aziz disse que a MP para contratação de médicos estrangeiros permitiria solucionar a falta de médicos no Amazonas, principalmente no interior do Estado.

"Se o Governo Federal encontrar um mecanismo para que possamos levar médicos de fora para o Amazonas, o Estado vai contratar esses médicos. Não dá pra esperar, é urgente. Espero que os profissionais de saúde entendam, temos um déficit de médicos não só no Amazonas. Esse é um problema nacional. Essa MP seria temporária, ou seja, na hora que tiver disponível um médico brasileiro ele terá prioridade, quando não, abriremos a vaga para médicos de outros lugares", argumentou Omar Aziz.

Segundo o governador, a presidenta Dilma informou que já está sendo elaborado um estudo sobre a falta de médicos especialistas e destacou que, no último edital lançado nacionalmente para contratação de médicos, o Amazonas apareceu como o Estado brasileiro que menos atraiu candidatos. O detalhamento da proposta do Amazonas será encaminhado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A presidenta demonstrou, segundo o governador, sensibilidade em relação ao déficit de médicos especialistas no interior do Amazonas. Omar Aziz destacou que o problema não ocorre por falta de investimento, uma vez que o Estado aplica 22% do seu orçamento anual apenas em saúde.

Ainda na área de saúde, o governador informou que a presidenta Dilma elogiou a iniciativa do Governo do Estado em oferecer gratuitamente a vacina contra o HPV (vírus causador do câncer do colo de útero), o que deve ocorrer a partir de maio deste ano. Para ampliar a assistência aos pacientes com câncer, foi discutida a melhoria no atendimento de radioterapia e quimioterapia a pacientes com câncer principalmente de mama. "A presidenta pediu para que a gente verifique a possibilidade de usar a estrutura de clínicas particulares em Manaus para fazer esse tipo de atendimento", disse Omar Aziz.

Infraestrutura – O governador reiterou à presidenta Dilma, durante o encontro desta quarta-feira, a necessidade de celeridade na execução de projetos de infraestrutura no Estado com apoio do Governo Federal, a exemplo da construção de sete novos aeroportos e a reforma e ampliação de outros 18 no interior do Estado. Na área de habitação, também foi discutida a construção de novas casas no interior do Estado. Segundo Omar Aziz, a presidenta deve vir ao Amazonas no meio do ano para inaugurar habitações do Minha Casa, Minha Vida e também inaugurar o novo Bumbódromo de Parintins.

Na área de educação, foi discutida a construção de novos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) e novas Escolas Padrão, inclusive em municípios das áreas de fronteira do Estado. Durante a reunião, Omar Aziz também abordou a necessidade de parceria do Governo Federal para recuperação do sistema viário de Manaus, tendo em vista a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Segundo o governador, a presidenta sugeriu que o prefeito de Manaus, Arthur Neto, marque uma audiência com ela para tratar do assunto e de outros problemas da capital.

Propostas ao pacto federativo – Mais cedo, no início da tarde, o governador do Amazonas participou do encontro que reuniu, no Salão Negro do Congresso Nacional, os governadores de todos os Estados e do Distrito Federal e os presidentes da Câmara e do Senado, além de lideranças para discutir uma pauta mínima para o pacto federativo. Omar Aziz disse que mesmo com as divergências que existem entre os Estados, como a questão da unificação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e divisão de royalties, a reunião foi proveitosa nos pontos em que existem demandas em comum.

"Temos convergências como a questão dos juros dos Estados de dívidas contraídas lá atrás, também a queda de repasse (do Fundo de Participação dos Estados) por conta das desonerações que foram feitas ao longo do tempo, e a aprovação de leis no Congresso que oneram os Estados. Essas são questões que unem nosso pensamento", afirmou Omar Aziz.

Sobre a proposta do Amazonas de manter um ICMS diferenciado para a Zona Franca de Manaus, o governador disse que aproveitou a reunião de terça-feira, dia 12, em Brasília, para conversar com os governadores de São Paulo e de Minas Gerais sobre o assunto. "Na reunião de ontem falei com os governadores e expliquei a eles algumas questões. Começou-se uma guerra fiscal muito forte entre os Estados e agora ainda mais com a divisão dos royalties. Nós temos que chegar num comum acordo. Aquilo que nós conquistamos nós não queremos perder, temos que manter no mínimo. E isso passa pelo ICMS diferenciado para o Amazonas", defendeu.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato