Estudantes participam de oficina sobre a ‘Lei Maria da Penha’


Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), promove uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o problema da violência contra a mulher. Entre elas estão as oficinas "Lei Maria da Penha", que buscam esclarecer alunos e comunitários acerca da lei e informá-los sobre os serviços estaduais existentes na capital de proteção e amparo às mulheres.

As atividades devem acontecer até o fim deste mês nas escolas públicas e nas associações comunitárias da cidade com os instrutores da Seas, que, por meio de palestras e distribuição de materiais informativos, explicam aos beneficiados como e onde denunciar casos de violência doméstica.

Na Escola Estadual Leonília Marinho, localizada na zona centro-sul de Manaus, os alunos puderam tirar dúvidas sobre a Lei No. 11.340/2006 (Maria da Penha). Foi o que aconteceu com o estudante Gabriel Gonzales, de apenas 14 de idade. "Aprendi que a mulher pode denunciar o agressor que venha agredi-la, mesmo que seja moralmente ou com alguma coisa que ele quebre dela, e isso pode gerar uma 'pena' para ele", explicou.

Assim como Gabriel, a aluna Bianca Luna, 15, aproveitou a ocasião para conhecer os serviços da rede de proteção às mulheres. "Eu não tinha conhecimento sobre a lei e nem dos serviços que existem para atender as mulheres que sofrem algum tipo de violência. Achei importante esse ensino porque vai ajudar a nos prevenir".

No bairro do Educandos, zona sul, alunos do curso de psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também receberam capacitação. A psicóloga do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), Valcineide Garcia, destacou que a atividade foi importante porque preparou os acadêmicos para atuarem de maneira eficiente.

"Os alunos puderam conhecer sobre os serviços do Cream e da Lei Maria da Penha para serem multiplicadores do ambiente onde eles estão, seja em sala de aula ou como futuros profissionais. As explicações serviram para que eles possam identificar e saber trabalhar quando se depararem com uma mulher que está passando por violência".

Evitar futuros agressores – O trabalho de sensibilização contra a violência da mulher ajuda a futura geração a se empenhar nessa luta e evita que surjam novos agressores. É o que afirma a juíza interina da Vara Maria da Penha, Luciana Nasser.

"É importante que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pela Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Vara Maria da Penha) para que a sociedade possa combater esse tipo de violência. As pesquisas demonstram que as crianças que são criadas no ambiente com esse tipo de violência tendem a ser violentas na fase adulta. É interesse coletivo e do Estado que todos se engajem nessa batalha", enfatizou.

A Vara Maria da Penha está localizada no bairro do São José, zona leste de Manaus, e vai completar, no próximo dia 8 de março, seis anos de existência na cidade. As ações do órgão contam com o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, que também coordena campanhas específicas de combate à violência doméstica em todo o Estado do Amazonas.







FOTO - HERICK PEREIRA / AGECOM

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato