Comissão que analisa MP dos Portos ouve trabalhadores do setor

Em Destaque
Por -
0



O relator da Medida Provisória nº595/2012, senador Eduardo Braga (PMDB/AM), participou nesta terça-feira (05) da primeira audiência pública realizada pela Comissão Mista que analisa a matéria. Na reunião, senadores e deputados ouviram os presidentes de três federações de trabalhadores portuários: Federação Nacional dos Estivadores, Federação Nacional dos Portuários e Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de carga e descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de navios e também um representante do Ministério Público do Trabalho.

Para os convidados, a MP, da forma como está, limita os direitos trabalhistas já conquistados pelos portuários ao prever uma nova forma de contratação, não regida pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), que regula a atividade trabalhista nos portos.

O senador Eduardo Braga disse que, ao elaborar o parecer sobre a Medida, vai procurar equilibrar os sistemas de contratação e concessão propostos na MP. Ele também disse que é cedo para revelar detalhes do relatório, pois ainda haverá várias etapas de discussão em torno da Medida. Ele reiterou que pretende apresentar o texto no dia 3 de abril.

"Não utilizaremos dois pesos e duas medidas. Não é esse o interesse do governo e nem do Congresso Nacional. O interesse aqui é que o Brasil tenha portos eficientes, competitivos, de acordo com a nova realidade da economia brasileira, e em relação aos portos dos países com os quais competimos", explicou.
O encontro de hoje dá início a uma série de debates propostos no cronograma de trabalho proposto pelo relator na semana passada. A Comissão Mista se reunirá mais uma vez nesta quarta-feira (06) para ouvir outros representantes sindicais.

Mais discussão

Após a audiência pública, Eduardo Braga também participou de reunião com o ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, e representantes dos portuários na liderança do governo na Câmara. Mais uma vez, os trabalhadores portuários apresentaram suas reivindicações sobre as definições trabalhistas presentes na Medida Provisória.

Ainda nesta terça-feira, o senador se reuniu com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, para falar sobre a matéria. O porto da cidade é um dos que poderão ser concedidos ao setor privado.

A MP 595/2012

A MP regula a exploração de portos e instalações portuárias e cria a segunda etapa do Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária. A matéria também prevê a exploração indireta do porto organizado e das instalações portuárias nele localizadas mediante concessão e arrendamento.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)