CABO ATRAVESSA O SOLIMÕES PARA LEVAR ENERGIA ELÉTRICA PARA A ZONA RURAL DE COARI


À tarde do último sábado (9) representou um grande avanço para milhares de moradores de centenas de comunidade da Zona Rural do município de Coari. O cabo que vai levar energia elétrica 24 horas por dia para mais de mil famílias ribeirinhas atravessou o Rio Solimões em dois pontos distintos: o primeiro ponto em frente da Comunidade do Itapéua e o segundo ponto em frente da comunidade de Ananidé interligando o envio de eletricidade através de cabo subaquático da cidade de Coari para diversas comunidades rurais. O trabalho de interligação foi concluído na tarde deste sábado (8) envolvendo uma logística complicada em virtude das dificuldades naturais da região.

Nos dois pontos tanto a correnteza quanto o volume de água e a distâncias representaram obstáculos a serem vencidos. As bobinas grandes, contendo o cabo que pesa 90 quilos cada metro quadrado, ficavam sobre uma balsa que foi impulsionada por barcos empurradores que venceram a correnteza com uma velocidade que deu para concluir a travessia dos dois cabos no mesmo dia. Para que o trabalho fosse efetivado com maior rapidez, a prefeitura de Coari deu o apoio necessário para que a logística fosse posta em prática.

Adail Pinheiro, prefeito de Coari, acompanhou pessoalmente os trabalhos de interligação dos cabos de energia elétrica para as comunidades rurais.

O prefeito de Coari Adail Pinheiro, acompanhou pessoalmente à partir das 13:00hs, à bordo da balsa, os trabalhos de travessia dos cabos. Em entrevista a órgãos da imprensa local o prefeito afirmou que esta interligação de energia elétrica é tão importante para os ribeirinhos de Coari a ponto de representar uma revolução no estilo de vida do homem rural. “Quero agradecer à Presidente Dilma, ao senador Eduardo Braga, ao governador Omar Aziz pela iniciativa de trazer o Luz para Todos para Coari” – disse Adail – “a energia 24 horas a um custo barato para a Zona Rural vai significar um salto de qualidade para os ribeirinhos de Coari que terão acesso à novas tecnologias, conforto, qualidade de vida além de possibilitar futuros investimentos que somente são possíveis com a energia elétrica” –concluiu o prefeito.

Moradores das diversas comunidades acompanharam entusiasmados, o lançamento do cabo subaquático. A novidade era aguardada há muitos anos e só não foi implementada por conta da ausência da vontade política das administrações passadas, segundo a visão do morador Valter dos Santos, que observou que até antes do prefeito Adail Pinheiro assumir a administração pública em Coari se ouvia falar mas nunca aconteceu de fato do cabo de energia ser instalado: “Com menos de 2 meses de administração do prefeito Adail nós estamos vendo este movimento em nossa comunidade. Isso é uma iniciativa muito boa para todos nós da comunidade”.

Comunitários recebem com alegria o prefeito que acompanhou de perto os trabalhos de interligação do cabo subaquático que vai levar energia 24 horas para as comunidades rurais.
Segundo o Secretário de Obras da Prefeitura de Coari, Victor Sanchez, o prefeito de Coari Adail Pinheiro conseguiu junto a Eletrobrás Amazonas Energia que esta obra que estava adormecida viesse a sair, se tornando uma realidade. O cabo que atravessou o Rio Solimões submerso, é um cabo de 70 milímetro de revestimento contendo cabos internos de 50 milímetro, sendo um cabo de alta tecnologia. O cabo leva energia 24 horas suficiente para abastecer as residências e iluminar a área externa da comunidade. 

4 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Marcilane Moraes12/03/2013, 11:46

    que bom!!! tenho certeza que foram bem recebidos .

    ResponderExcluir
  2. Francisco Xisto12/03/2013, 11:59

    isso é a volta do progresso

    ResponderExcluir
  3. Kathiane Menezes12/03/2013, 12:07

    era essa hora que eu queria ver a cara de BUNDA DA OPOSIÇÃO QUE SÓ FEZ MERDA........

    ResponderExcluir
  4. Alcinda Duarte12/03/2013, 14:07

    Parabéns prefeito do progesso

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato