Braga fecha acordo com portuários e greve é suspensa



MP 595
Braga fecha acordo com portuários e greve é suspensa

O relator da comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 595/2012, senador Eduardo Braga (PMDB/AM), conseguiu fechar um acordo com as centrais sindicais representantes de trabalhadores portuários sobre pontos de divergência no texto da matéria, conhecida como MP dos Portos. Com o acordo, que tem o aval do governo federal, as centrais suspenderam a greve da categoria, que ocorreria no próximo dia 25.

Na última reunião realizada com o senador Eduardo Braga, na terça-feira passada (19), os portuários reivindicaram a mudança de dez pontos no texto da MP. Eles pediram, entre outras reivindicações, a proibição de contratação temporária de trabalhadores por parte dos operadores dos portos, a inclusão de regras estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho relativa à renda mínima e aposentadoria, a realização de negociações coletivas com os sindicatos dos trabalhadores independente da atividade preponderante do empregador e a regulamentação da atuação da guarda portuária como uma das categorias que atuam nos portos brasileiros.

As reivindicações serão acatadas no relatório e o anúncio do acordo foi confirmado pelos representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, além de representantes de federações de trabalhadores portuários presentes na reunião. Após essa etapa, o senador Eduardo Braga, que negociou cada ponto com representantes do governo federal, disse que dará prosseguimento à elaboração do parecer sobre a MP.

"Com esse acordo firmado aqui, em que tivemos o compromisso das centrais sindicais de que não haverá a greve proposta pelos trabalhadores, vamos trabalhar para entregar o relatório final antes do dia 10 de abril, quando queremos que ele seja votado na comissão especial", disse Braga.

O presidente da CUT, Vagner Freitas de Moraes, disse que o acordo foi importante porque contempla a maioria das reivindicações feitas em relação a MP.

"Temos acordo que contempla em grande parte as reivindicações que nós fizemos sobre o tema e que foi um avanço. Porque nós dissemos claramente que não toparíamos o texto da Medida como tinha sido estabelecido pelo governo e que ele teria que fazer mudanças na para que pudéssemos ter concordância", reiterou.

Já o representante da CTB, José Adilson, confirmou que, diante do acordo firmado nesta quinta-feira, as três centrais sindicais concordaram em suspender a grave prevista para a próxima semana.

"As centrais fecharam acordo com o documento trazido pelo relator, que foi fundamental para nós porque mostrou muito avanço acertando aqueles itens que não vieram da lei 8.630, de 1993, como a questão do trabalho temporário, da multifuncionalidade, da guarda portuária e também a questão da categoria econômica preponderante, ou seja, permite que os sindicatos dos trabalhadores portuários resolvam as principais questões nos portos organizados e nos terminais", explicou.

Pendência

Na reunião de hoje, além dos 10 pontos apresentados pelas centrais sindicais, eles reivindicaram que a contratação de novos trabalhadores ocorra mediante cadastro em alguma entidade de classe ou no Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO). O senador Eduardo Braga disse que como a reivindicação não foi discutida com o governo, ele não garante a aprovação da proposta, mas se comprometeu em estudar a inclusão desse item no relatório final.

"Estabelecemos um compromisso do relator e do presidente da comissão, deputado José Guimarães (PT/CE), de construirmos um texto sobre cadastro e registro, que não precisa ser necessariamente no OGMO, mas pode ser em outro órgão. Precisamos encontrar um texto e isso não envolve um compromisso do governo, porque não faz parte do acordo que fechamos hoje", esclareceu Braga.

A MP 595/2012

A MP regula a exploração de portos e instalações portuárias e cria a segunda etapa do Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária. A matéria também prevê a exploração indireta do porto organizado e das instalações portuárias nele localizadas mediante concessão e arrendamento.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato