Seinfra orienta prefeituras sobre convênios

Em Destaque
Por -
0



O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), deu início na manhã desta segunda-feira, dia 28 de janeiro, em seu auditório (Alameda Cosme Ferreira, nº 7.600, Coroado III, zona leste), a mais um ciclo de treinamento direcionado aos prefeitos do interior e às suas assessorias técnicas.




O treinamento acontece em decorrência de uma determinação do governador Omar Aziz, que demonstrou preocupação com a possibilidade de que as prefeituras, por uma eventual falta do conhecimento técnico necessário, tivessem problemas para a formalização destes convênios, perdendo assim a possibilidade de levar mais investimentos para os seus municípios.



Na pauta deste workshop, idealizado pela secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, constam todas as informações necessárias para formatação de convênios, contrapartida e prestação de contas, bem como a relação de documentos exigidos pela Seinfra, pelas instituições financiadoras e pelos órgãos fiscalizadores.



"Nós convidamos os prefeitos de todos os municípios e seus assessores para participar deste workshop para apresentar a eles a legislação e todas as técnicas de formalização de convênios", explicou Waldívia Alencar, para quem a presença dos assessores é fundamental na elaboração e acompanhamento do trâmite de convênios e a consequente captação de recursos para os seus respectivos municípios.



Participantes – Neste primeiro dia de atividades participaram representantes de 30 municípios: Alvarães, Autazes, Anori, Beruri, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa, Amaturá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Novo Aripuanã, Parintins, Tefé, Manaquiri, Barreirinha, Borba, Urucurituba, Urucará, Careiro Castanho, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Novo Airão, Japurá, Juruá e Manacapuru.



Ribamar Péricles, do município de Eirunepé, elogiou a iniciativa da Seinfra e disse que "a realização de um seminário deste é da mais alta importância para os municípios porque permitem capacitar as assessorias das prefeituras do interior, facilitando a realização de seu trabalho". Segundo ele, a preparação dos gestores municipais quanto à questão técnica e legal dos convênios representa um ganho imenso para as prefeituras e para a municipalidade como um todo, que a partir de agora verá seus projetos saírem efetivamente do papel.



Enivaldo Lopes, do município de Ipixuna, destacou a questão da transparência nos convênios e o cuidado na gestão da coisa pública citados no decorrer do seminário. Para ele "a disseminação dos conhecimentos sobre legislação e as técnicas relativas à elaboração dos projetos necessários para a formatação dos convênios, bem como a questão da documentação, da contrapartida e da prestação de contas, vão facilitar o relacionamento entre as prefeituras e os governos estadual e federal e também com os órgãos fiscalizadores com o TCE e o TCU".



Temas – "Convênios Estaduais"; "Convênios e Sistema SICONV", e "Convênios e Prestação de Contas", entre outros temas estarão na pauta durante toda esta semana, com a presença de técnicos de cada área, inclusive do Tribunal de Contas do Estado e do Projeto Calha Norte Ministério da Defesa, que abordarão temas ligados à prestação de contas.



CRÉDITO DAS FOTOS: WARRINGTON REDMAN/SEINFRA
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)