Projeto Calha Norte participa de seminário promovido pela Seinfra

Em Destaque
Por -
1


Uma comitiva do Projeto Calha Norte (PCN) participou nesta quarta-feira, 30 de janeiro, do Seminário sobre "Prestação de Contas e Convênios", promovido Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).



A comitiva é formada por cinco membros: o coordenador geral, o brigadeiro Roberto de Medeiros Dantas; o ordenador de despesas, Reginaldo Trindade Lisbôa; o coordenador de engenharia, José Roberto Ramos de Almeida; o coordenador de aditivo, Antônio da Silva Mendes, e o analista e fiscal de convênio, José Tarcísio Pacífico Júnior.




O coordenador geral do PCN disse que uma das principais características do projeto é o trabalho de orientação, por isso apresentou um manual com a legislação em vigor para facilitar o trabalho desses gestores. O brigadeiro informou que o manual foi concebido com uma linguagem simples para mostrar o passo a passo de todas as etapas dos convênios.



Dantas orientou os novos gestores a evitarem que seus municípios fiquem inadimplentes porque isso implicaria em prejuízo para a região amazônica ficar impossibilitada de receber recursos estaduais e federais.



Iniciativa do Governo Estadual – Realizado durante todo o decorrer desta semana no auditório da Seinfra (alameda Cosme Ferreira, nº 7.600, Coroado 3, zona leste), o seminário, que tem como público alvo os prefeitos do interior e seus assessores técnicos, abordou todos os aspectos técnicos e legais vinculados à formatação, fiscalização e prestação de contas de convênios nas esferas estadual e federal.



A secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, ressaltou que, no encontro, também foram apresentadas todas as implicações quanto ao não cumprimento das determinações legais, que podem ocasionar prejuízos ao município, como o impedimento da formalização de novos convênios, a partir do momento em que eles passem a figurar no cadastro de inadimplentes.



Nos dias 28 e 29, respectivamente, segunda e terça-feira, foram discutidos os convênios na esfera estadual, tendo a participação de técnicos da Seinfra e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). O dia 30 (quarta-feira), foi reservado para a apresentação pela equipe de técnicos do Calha Norte, que abordou a questão dos convênios na esfera federal.



Calha Norte - O Projeto Calha Norte (PCN) foi criado em 1985 pelo Governo Federal, para promover a ocupação e o desenvolvimento ordenado e sustentável da região amazônica. Abrange, atualmente, 194 municípios da região de faixa de fronteira, distribuídos em seis Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, estando subordinado ao Ministério da Defesa desde 1999.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário