Primeira etapa de obras da avenida das Flores avança

Em Destaque
Por -
0
As máquinas já estão trabalhando na primeira etapa das obras de construção do trecho 03 da avenida das Flores, a continuação da avenida Governador José Lindoso (a avenida das Torres). A nova via, que está sendo implantada pelo Governo do Amazonas, se estende da avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova (zona norte), até a rodovia Manaus-Itacoatiara (AM-010), e terá um corredor de ônibus com 11,1 km de extensão.


O trecho em construção tem início na rua Fênix, na chamada Baixada Fluminense. Com a liberação do trecho inicial feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan) e a realização do levantamento topográfico da área de intervenção da obra desde a rua Fênix em direção ao Conjunto Galiléia, as obras tomaram fôlego com a entrada das máquinas para a retirada de solo mole, corte e nivelamento do terreno com aterro, terraplanagem e compactação.

De acordo com a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, as obras no momento são de preparação do terreno. “Nós estamos limpando a área no perímetro de construção da avenida e preparando o terreno para a construção das chamadas obras de arte, que são as pontes, bueiros e galerias”, detalhou a titular da Seinfra.

Waldívia Alencar informou que a avenida das Flores é uma obra importantíssima para o governador Omar Aziz por representar, juntamente com outras intervenções de sua administração, a melhoria do tráfego em Manaus, que se ressente de vias de escoamento.

A empresa responsável pela obra está promovendo limpeza do leito de um igarapé que corta o traçado da avenida logo nos primeiro 200 metros, para a construção de uma galeria. Para isso, foi necessário desviar o canal do igarapé por meio de uma “ensecadeira”, também chamada corta-rio, que permite a realização dos trabalhos quase a seco, para a colocação dos alicerces e a fundação de uma galeria dupla, medindo 70 metros de comprimento por três de altura e três de largura cada galeria.

O trecho 3 parte do Terminal de Integração 3 (T3), na avenida Noel Nutels, e se estende até o Igarapé do Passarinho. No trecho 4, a obra continua o traçado e cruza as avenidas Margarita, no Nova Cidade, e Sete de Maio, no Santa Etelvina, interligando-se na parte final de seu traçado com a rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), com saída nas proximidades do quilômetro 22, logo após o aterro sanitário.

A previsão de conclusão de toda a obra é em 2014. O investimento total é de R$ 221,7 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União, financiamento da Caixa Econômica Federal e contrapartida do Governo do Estado.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)