Prefeitura contrata catadores de lixo




Fotos: D'Castro


A Prefeitura de Manaus irá contratar representantes de entidades que desenvolvem atividades de coleta seletiva para fazer parte dos quadros da Secretaria Municipal de Limpeza Pública – Semulsp. Serão contratadas quatro pessoas e a indicação dos nomes foi feita nesta sexta-feira, em reunião realizada pela Semulsp e as entidades envolvidas com reciclagem de lixo.


Segundo o titular da Semulsp, Paulo Ricardo Rocha Farias, a contratação dos catadores é uma exigência para a implantação da Lei 12.305, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. "A prefeitura está contribuindo para a retomada dos trabalhos do Fórum Lixo e Cidadania, que é uma atividade desenvolvida pelos catadores, mas que a administração municipal tem interesse em fortalecê-lo", disse.

Além do Secretário Paulo Farias, participou da reunião o deputado estadual Luiz Castro, presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALE-AM; Dra. Alzira Melo, Procuradora do Ministério Público do Trabalho; Andréa Correia, Implurb; Anete Ferreira, TCE; Márcia Reis, Semmas; Irineide Lima, Movimento dos Catadores do Brasil; Luciana Valente, Ministério Público Estadual, João Bosco Ladislau, Ufam, além de dezenas de representantes de Associações e Cooperativas.

Ao final da reunião, os participantes escolheram, através de votação, os quatro trabalhadores que serão contratados pela Prefeitura de Manaus. São eles: Maria do Carmo Souza, Marta Cila Moraes Viana, Ordecina Ferreira de Miranda e Regiane Moraes.

Lei 12.305

A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Essa Lei institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos. Além disso, cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Para o deputado Luiz Castro, a Prefeitura de Manaus está construindo uma política ambiental voltada para os interesses da sociedade. "A Prefeitura está utilizando a forma correta de se implantar uma política de Meio ambiente voltada para os interesses populares. Envolveu todos os atores da sociedade que militam com a reciclagem. Isso é muito bom para todos e para o meio ambiente", destacou

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Daniel coloca os nomes das novas gestoras e suas escolas por favor. Eu não pude participar dessa linda solenidade do plano das ações emergencial do prefeito Adail, só acompanhei pelo rádio. Aliás ele e toda a sua equipe estão de parabéns. Que Deus abençoe sua administração dando-lhe forças, coragem, serenidade, paciencia, inteligencia e sabedoria e acima de tudo proteção é o que eu peço a Deus. porque ele vai ser perseguido disso agente não tem dúvida, mas Cristo nosso Senhor está protejendo ele.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato