Na Copa, 69% dos espectadores usarão transporte coletivo para chegar à Arena da Amazônia

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus apresentaram, nesta terça-feira (15/01), o plano operacional para a mobilidade urbana na Arena da Amazônia durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O Plano de Mobilidade garante que o acesso dos torcedores à Arena seja feito prioritariamente pelo sistema de transporte coletivo da capital. Conforme a projeção, 69% daqueles que irão ao estádio devem usar esse meio.  Ônibus de agências de turismo e de hotéis transportarão 20% dos espectadores e o restante usará carros particulares ou outros meios. O estádio terá capacidade para 42 mil espectadores durante a Copa e será inaugurado em dezembro deste ano.



De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto, os dados apresentados no Plano de Mobilidade são resultado da compilação de informações de Copas anteriores realizadas pela FIFA e análise criteriosa de técnicos da prefeitura e Governo Estadual. Além da UGP COPA, também estiveram envolvidos no desenvolvimento do plano a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a Comissão Estadual de Segurança Pública e a Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge). O plano prevê que o transporte público, no dia dos jogos do mundial de futebol, terá rotas planejadas especificamente para o evento, partindo de todas as zonas da cidade.

Segundo Capobiango, as ações previstas no plano são muito semelhantes às desenvolvidas nos grandes eventos que ocorrem anualmente na mesma região da cidade, onde também está localizado o Sambódromo e o ginásio Arena Amadeu Teixeira. "A exemplo do que ocorre no Carnaval, Carnaboi e Boi Manaus, quando mais de 150 mil pessoas vão ao Centro de Convenções (Sambódromo), o trânsito também será alterado para viabilizar o deslocamento do público", afirmou Capobiango, acrescentando que por ser um evento internacional, a Copa do Mundo possui protocolos de segurança mais rigorosos.

Miguel destacou que o uso do transporte coletivo será incentivado durante os dias de jogos. Segundo ele, as frotas de ônibus serão adaptadas para atender a demanda dos espectadores. "O Plano de Mobilidade é resultado de uma parceria dos órgãos responsáveis pelo transporte público e a Prefeitura de Manaus tem papel fundamental nisso. Estamos trabalhando para oferecer conforto e praticidade para os turistas e para os moradores de Manaus", disse.

Para o coordenador da Unidade Gestora Municipal dos Projetos da Copa (UGM COPA), Bernardo Monteiro de Paula, Manaus está preparada para receber o Mundial e a Prefeitura disposta a realizar parcerias com o Estado para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos na cidade. "Este foi um dos primeiros encontros para a imprensa entre Estado e Prefeitura. Estamos confiantes no trabalho que o Governo do Amazonas vem realizando desde o anúncio de Manaus como sede da Copa e esta parceria é fundamental para o sucesso do evento", declarou o coordenador.

Reforço – Nos dias de jogos haverá um perímetro, num raio de aproximadamente um quilômetro a partir do estádio, onde o policiamento será intensificado e o fluxo de pessoas e veículos reduzidos antes e depois do evento.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)