Legalização ambiental no interior do Estado

O Governo do Estado continua apostando nas ações integradas de aprimoramento da gestão ambiental e empreendedora no Estado do Amazonas, levando oportunidade de geração de renda em consonância com a conservação ambiental. Em 2013, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) reforça o trabalho de orientação sobre Legislação Florestal no interior através do Programa Fique Legal. A meta é alcançar 15 municípios, beneficiando aproximadamente 1.050 pessoas.

O desafio, segundo a titular da SDS, Nádia Ferreira, é fazer com que a política ambiental do Governo do Amazonas não seja somente conhecida, mas também praticada por todos, sejam comunitários, extrativistas, pequenos empreendedores e manejadores florestais, além de instituições governamentais e não governamentais. 


Desde 2009, ano de sua criação, o Fique Legal leva orientações sobre o uso dos instrumentos legais que disciplinam a utilização dos recursos florestais madeireiros e não madeireiros orientando proprietários de micro e pequenos empreendimentos florestais como serrarias, movelarias e marcenarias, além de instruir lideranças locais. Durante os trabalhos de campo, são realizadas visitas técnicas aos empreendimentos com ações educativas e distribuição de cartazes, folders e cartilhas.

O programa conta com a parceria de órgãos estratégicos que atuam nas áreas de licenciamento, negócios florestais, apoio a pequenas e microempresas, regularização fundiária e oficinas de prevenção às queimadas e incêndios florestais. Entre os parceiros do Programa estão o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), prefeituras e secretarias de Meio Ambiente.

Em 2012, foram visitados 11 municípios do Amazonas: Alvarães, Amaturá, Boca do Acre, Coari, Humaita, Nhamunda, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Urucará e Urucurituba. 

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato