Governo do Estado completa ação emergencial na AM-070 e já prepara recuperação da Manaus-Itacoatiara

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas completou nesta quarta-feira, 9 de janeiro, a Operação Tapa Buraco realizada na estrada Manoel Urbano, a AM-070, que liga Manaus a Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, municípios da Região Metropolitana de Manaus.


A Secretaria da Região Metropolitana (SRMM), que realizou a obra em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), revelou que foi usado um total de 120 toneladas de asfalto, desde o Distrito do Cacau Pirêra até a sede do município de Manacapuru, onde termina a estrada.

Terminada a obra emergencial da Manoel Urbano, que antecede a duplicação daquela rodovia, o Governo do Estado já se prepara para intervir também na AM-010, a Manaus-Itacoatiara. “Esse trabalho de manutenção e conservação é uma determinação do governador Omar Aziz e é realizado anualmente em todas as rodovias do Estado”, informou ontem a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.

Ela destacou que embora alguns contratos de conservação e manutenção estejam vencidos ou em processo de licitação, a Seinfra já está realizando levantamento dos trechos da AM-010 que não foram recuperados em 2012 e que estejam em situação crítica para estabelecer um cronograma de ação em 2013.

“Agora mesmo foi recuperada toda a extensão da AM-070, com a utilização de 120 toneladas de asfalto. O mesmo trabalho será realizado na AM-010, a Manaus-Itacoatiara, como já vem sendo feito todos os anos, e que também será beneficiada com a inauguração da Ponte da Poranga, no km 265 daquela estrada”, informou a titular da Seinfra.

Metodologia – O trabalho a ser realizado na Manaus-Itacoatiara envolve operações de tapa buraco e de reciclagem da pista, com a retirada de toda a camada asfáltica, base e sub-base. Esse material é triturado em uma máquina específica para este tipo de serviço; após a trituração é adicionado cimento e a massa resultante é recolocada no solo previamente trabalhado para a colocação de novo revestimento asfáltico. Essa operação garante uma sobrevida maior às pistas de rolagem.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)