Governo do Amazonas avança etapa para implantação do Ronda no Bairro no interior



As Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) promovem reunião na próxima quarta-feira, dia 23 de janeiro, para definir por quais municípios o Governo do Amazonas vai iniciar a implantação do Ronda no Bairro no interior do Estado. Dez municípios, entre os mais populosos e aqueles que integram a Região Metropolitana de Manaus, já passaram por estudo de geoprocessamento, para identificação de demandas na área de segurança pública.



Participam da reunião, na sede da SSP-AM (avenida Torquato Tapajós, nº 5555, bairro de Flores, zona centro-sul), especialistas do núcleo de geoprocessamento da Seplan, comandantes de área da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil que atuam no interior do Estado, além do secretário executivo do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares. 

Durante a reunião, serão definidos quais municípios, entre os dez pré-selecionados, que demandam com mais urgência o reforço policial e a política de segurança diferenciada do Ronda no Bairro, projeto do governador Omar Aziz que já foi implantado em toda a cidade de Manaus no ano passado e que tem demonstrado eficiência no combate ao crime.

As dez cidades selecionadas dentro de critérios populacionais e de localização, que são alvo de estudo de geoprocessamento desde agosto de 2012, são: Parintins, Tefé, Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga, Iranduba, Maués, Coari, Manicoré e Humaitá.

O secretário executivo do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares adiantou que, além de definir onde inicialmente o programa será implantado no interior, esta etapa definirá ainda o quantitativo de policiais que devem participar do curso de preparação para o Ronda no Bairro.

"Vamos somar as informações levantadas pelo estudo de geoprocessamento mais a experiência dos comandantes e delegados. Depois de equacionar esses dados nós saberemos ainda a necessidade material que a implantação do Ronda no interior vai precisar", destacou Amadeu.

Geoprocessamento - O geoprocessamento é o pontapé inicial para a implantação do Ronda no Bairro, a exemplo do que foi feito em Manaus e que resultou no planejamento de divisão de áreas e das demandas para cada setor. No interior, o estudo permite o levantamento espacial e populacional do município, contemplando comunidades e populações ribeirinhas. Essas informações são compartilhadas no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).

Conforme o coordenador do setor de geoprocessamento da Seplan, Elson Souza, o estudo é tão minucioso que é capaz de identificar as demandas por segurança pública e todas as suas variáveis. "Além de levantar as informações baseadas em estudo censitário e demográfico, com auxílio de equipamentos de GPS, nós também contamos com a experiência dos policiais, comandantes de área e delegados civil desses municípios. Sabemos, por exemplo, qual bairro tem maior demanda de polícia e quais dias da semana e horário necessitam de maior atenção da segurança pública", detalhou o coordenador.

Setorização – A setorização ou divisão racional do contingente e aparato policial é um dos fatores determinantes para a implantação do Ronda no Bairro em um município. Essa divisão sempre vai priorizar os locais de maior demanda policial. A equação dos dados demográficos com o contingente populacional existente no município será cruzada com o número de ocorrências, natureza da mesma e aonde elas mais ocorrem. A partir daí a secretaria executiva do programa terá um panorama dos próximos municípios que irão receber o Ronda no Bairro.


FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato