Governo do Amazonas abre inscrições para o Viver Melhor Atividade Motora a partir de segunda-feira, 28 de janeiro

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), abre as inscrições, a partir desta segunda-feira, 28 de janeiro, para as atividades do Viver Melhor Atividade Motora, programa idealizado pelo governador Omar Aziz com objetivo de estimular o desenvolvimento das potencialidades motoras de pessoas com deficiência, a partir de dois anos de idade, por meio de atividades físicas, lúdicas, artísticas, pedagógicas e aquáticas.

Ao todo, o programa vai oferecer 400 vagas. As inscrições se estendem até sexta-feira, 1º de fevereiro. Para participar, os pais e/ou os responsáveis pela pessoa com deficiência devem se dirigir a um dos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) onde serão desenvolvidas as atividades do ano letivo de 2013: Ceti Elisa Bessa (avenida Itaúba, s/nº, Jorge Teixeira, zona leste, próximo à Bola do Produtor) e Ceti Cinthia Régia (rua da Raquete, s/nº, Nova Vitória, zona leste).


O horário de atendimento será das 15h às 18h. Para a matrícula ser efetuada, serão exigidos os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, laudo médico indicando qual o tipo da deficiência e foto 3×4. No ato da matrícula é necessária a presença da pessoa com deficiência. 

O Viver Melhor Atividades Motoras é uma das vertentes do programa Viver Melhor, implantado em dezembro do ano passado e que reúne um conjunto de ações voltada às pessoas com deficiência. O programa contempla a vertente "Acessibilidade", que consiste na reforma e adaptação de casas e entrega de kits de saúde para facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência, e a vertente "Reabilitação", com atendimentos médico, psicológico e de assistência social a essa parcela da população.

Ano passado 200 pessoas com deficiência, entre crianças, adultos e idosos, participaram das atividades motoras desenvolvidas no Viver Melhor. As atividades realizadas duas vezes por semana somaram mais de dez mil atendimentos.

Os resultados foram os melhores possíveis, garantiu a titular da pasta, Vânia Suely. Ela destacou que é feita uma avaliação inicial antes da pessoa com deficiência cmeçar as atividades. "Em apenas um ano já é possível perceber grandes avanços", disse Vânia, enfatizando a satisfação também dos familiares que, além da independência do deficiente, percebe a socialização dele com outras pessoas.


Para esclarecer as dúvidas sobre o programa Viver Melhor, os interessados devem contatar a Seped, por meio do email seped@seped.am.gov.br e/ou dos telefones (92) 3878-0583/ 3878-0581.


Fotos: Alfredo Fernandes / Agecom

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato