Estudantes desenvolvem cartilha que esclarece duvidas sobre a sexualidade na adolescência‏

Na atual sociedade é grande o desafio de conversar sobre sexualidade ainda mais dentro da instituição chamada escola. Hoje a escola representa o principal espaço de sociabilização de crianças e adolescentes. Com o objetivo de quebrar as barreiras presentes um trabalho que foi desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), para esclarecer dúvidas sobre sexualidade na adolescência.


O projeto denominado “Orientação sexual na escola: possibilidades e desafios” foi realizado na Escola Estadual Brandão de Amorim no município de Parintins com apoio das secretarias de Estado de Educação (Seduc).

Sob a coordenação de Othon Luiz Rodrigues e os alunos Jessica Maria Correa, Jonas Frogata, Ana Carolina Farias e Ana Batriz, abordaram e esclareceram algumas questões que ainda pairam na mente do jovem quando o assunto é sobre sexualidade e as transformações do corpo. O projeto em si também focou para os casos de abuso sexual, promovendo atividades que permitissem o aluno refletir sobre os valores sociais discutidos em temas voltados para a saúde e educação sexual.

Uma das participantes do projeto, Ana beatriz, essa pesquisa mostrou o quanto é importante procurar se informar. “Eu achava que sabia desses assuntos, mais percebi que eu tinha que me informar mais. O projeto me ajudou a entender mais sobre o processo da puberdade, as transformações do corpo”.
 
Durante a duração da pesquisa foi constatado na escola casos de abuso sexual. Por meio de palestras, elaboração de questionários, visitas ao conselho tutelar e pesquisas bibliográficas, ficou claro para o grupo de jovens cientistas que o tema tende a ser ainda bastante debatido não só em sala de aula mas como também na comunidade. Outro ponto bastante importante que o projeto visou, foi a orientação dada em sala de aula para a importância do uso de métodos que previnam as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

O trabalho realizado dentro e fora de sala obteve sucesso levando o grupo a escrever uma cartilha orientando pais e alunos a terem um dialogo aberto com relação a esse assunto que ainda é um tabu a ser quebrado.
Rafaela Vieira

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato