DEZENAS DE AÇÕES EMERGENCIAIS SÃO LANÇADAS EM COARI PARA RESGATAR O MUNICÍPIO DA SITUAÇÃO DE ABANDONO

Em Destaque
Por -
7
Garis equipamentos para a limpeza da cidade de Coari que iniciou hoje, sábado (26). Foto: Joab Junior/EM DESTAQUE

Com uma agenda de solenidades que iniciou às 8:00h e se estendeu até as 18:00h deste sábado (26), o prefeito de Coari Adail Pinheiro, acompanhado da Secretária de Governo do Estado do Amazonas Rebeca Garcia, do Deputado Federal Átila Lins e do Deputado Estadual Belarmino Lins e de outras autoridades estaduais lançou o plano de medidas emergenciais para Coari, com o objetivo de retirar o município da situação de abandono em que foi encontrado dia 1 de janeiro. A situação de falta de iluminação pública, precariedade na conservação dos espaços públicos, ruas esburacadas, matagal invadindo as ruas, falta de coleta de lixo, precariedade no sistema de saúde, iminente início do ano letivo entre outras necessidades, levaram o prefeito de Coari A decretar estado de emergência na administração pública municipal e a por em prática o Plano Emergencial que foi lançado hoje.  Muitas das ações lançadas iniciaram na prática imediatamente após o encerramento das solenidades, tomando as ruas de Coari tapa buracos, coleta de lixo, capinação e reparos em prédios públicos.


CASAS, QUARTEL E CENTRO CULTURAL

Secretária de Governo lança inicio da construção das 540 casas em Coari. Fotos: Jair Fotos
A primeira solenidade do dia foi o lançamento do início da construção das 540 casas, fruto do convênio do Governo do Amazonas, Prefeitura Municipal de Coari e Caixa Econômica Federal. O investimento será da ordem de R$ 32,4 milhões e é resultado de articulações do Governo do Estado com o Ministério das Cidades. As habitações fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida e são destinadas a famílias com renda familiar de até R$ 1.600. Na solenidade Rebeca Garcia declarou que o governador Omar Aziz é o que mais tem investido em programas habitacionais na história recente do Estado. O prefeito de Coari Adail Pinheiro reafirmou o apoio do governador Omar Aziz no programa habitacional que vai dar a esperança da casa própria para muitos que não têm condição de moradia e disse que além das 540 casas iniciadas hoje há uma iniciativa do Senador Eduardo Braga para trazer para Coari mais 1.000 casas, ainda este ano.

Quartel da PM em Coari será construído pela prefeitura.
Foto: Jair Foto
O prefeito também apresentou as autoridades presentes, o local onde será construído o quartel do 5º Batalhão da PM em Coari.  O prefeito de Coari afirmou que a prefeitura além de doar a área de terra vai investir recursos próprios para construção do quartel, pois tem interesse que um número maior de policiais venham se instalar no município como uma medida de reforço à segurança dos coarienses e combate a violência. Na solenidade Rebeca Garcia afirmou que o governo do Estado tem investido na segurança pública como uma forma de cidadania através do Ronda no Bairro que foi implantado na capital, elogiou a medida adotada por Adail Pinheiro e disse que não faltará apoio por parte do governador Omar Aziz para que Coari tenha investimentos maiores na área de segurança.

Na mesma ocasião, o prefeito de Coari lançou o início das obras de reforma do Centro Cultural Carlos Braga, que segundo o prefeito, ficou completamente depredado, sem condições de atender o público para participar dos grandes eventos culturais que serão realizados no município de Coari. A reforma será completa e total e o primeiro grande evento a ser realizado ainda será o Carnaval Coari 2013, com uma extensa programação elaborada pela Secretaria de Cultura.

LIMPEZA PÚBLICA, ILUMINAÇÃO, TAPA-BURACO E ÁGUA INCLUÍDOS NA AÇÃO EMERGENCIAL
Limpeza de Coari começou imediatamente. Fotos: Joab Junior
 A Praça de Sant’Ana e São Sebastião ficou tomada de materiais que serão utilizados na limpeza da cidade de Coari como parte do plano emergencial lançado neste sábado (26) pelo prefeito de Coari Adail Pinheiro, solenidade que contou com a presença da Secretária de Governo do Estado do Amazonas Rebeca Garcia, do Deputado Federal Átila Lins e do Deputado Estadual Belarmino Lins e de outras autoridades estaduais. Os veículos e materiais que serão utilizados na ação emergencial estavam expostos na praça para que os coarienses pudessem acompanhar o investimento da Prefeitura para recuperar a cidade de Coari do estado de abandono em que foi encontrado no dia 1 de janeiro. Ao todo serão utilizados na ação emergencial 20 Caminhões Basculantes, 05 pás carregadeiras, 03 Retro escavadeiras,  01 Escavadeira Hidráulica,          01 Trator de Esteira D-6, 01 Caminhão Limpa Fossa, 02 Caminhões Pipa, 30 roçadeiras.


Além disto, serão gerados 600 empregos diretos, só com contratação de garis que já estão prontos para iniciar os trabalhos em todas as ruas da cidade, fora os trabalhadores que irão se envolver nas outras ações emergenciais. Os garis, perfilados e munidos de equipamentos de segurança individual estavam perfilados na solenidade de lançamento do início da coleta de lixo, limpeza de ruas. Após o lançamento os trabalhos de limpeza iniciaram imediatamente.

Ainda pela manhã foi lançada a ação emergencial para recuperar o sistema de iluminação pública. A prefeitura de Coari vai trocar as lâmpadas das praças que hoje são de sódio e mercúrio para lâmpadas a vapor metálico, também vai trocar os reatores para aumentar a vida útil das lâmpadas, assim como vai instalar transformadores individuais para dar maior capacidade ao fornecimento de iluminação pública. A prefeitura de Coari vai promover também a recuperação total das lâmpadas que estão queimadas nos postes que iluminam as ruas cidade. Além da Secretária de Governo do Estado Rebeca Garcia e dos deputados Átila e Berlamino Lins, participou também da solenidade na Praça Getúlio Vargas o superintendente da Amazonas Energia para o interior Radir Gomes de Oliveira, que reafirmou o compromisso de expandir a capacidade do fornecimento de energia em Coari.

Rebeca Garcia também visitou o Cais do Porto de Coari e viu a situação em que se encontram as balsas que davam acesso aos barcos que ancoravam trazendo mercadorias e passageiros. Danificado a muitos meses e abandonado pela ação do tempo, as balsas estão submersas e sem capacidade para uso, necessitado de uma recuperação rápida para resolver o problema. A Secretária de Governo se comprometeu e levar ao conhecimento do governador a dimensão do problema, observado pessoalmente por ela, para que providencias sejam tomadas.

A maratona de lançamento de ações seguiu em direção ao fim da Rua Independência no centro de Coari, onde foi lançado o plano emergencial para a recuperação das vias públicas. Na ação serão reparados os buracos que impedem o tráfego de veículos e de pessoas. Ao todo serão 12.000m² de recuperação de buracos com usinagem de 1.500 toneladas de asfalto. A ação prevê a recomposição da sub-base, base e capa asfáltica das ruas de Coari e na ação será utilizado do asfalto usinado a quente.

Em seguida foram lançadas as ações emergenciais para a revitalização e manutenção da Rede de Abastecimento de Água. A solenidade aconteceu nos filtros da CAESC, na Rua Gonçalves Ledo no Centro de Coari, sendo tomada imediatamente a determinação para a     manutenção de 03 registros de 200mm, a reativação de 03 estações de tratamento que estavam paradas,a reativação de mais uma bomba de 60 cv no Rio Solimões que vai aumentar a vazão de água para os usuários do sistema, a manutenção de um quadro de 150cv na estação de bombeamento que estava funcionando precariamente a partir Rua Gonçalves Ledo e o pagamento da energia de 12 poços artesianos que estavam parados por falta de pagamento desde o mês de setembro. Na oportunidade, o prefeito assegurou que os moradores de Coari que utilizam a água de poços artesianos perfurados pela prefeitura não necessitarão pagar faturas de água para CAESC (Companhia de Água Esgoto e Saneamento de Coari), pois estes poços são para utilização das pessoas de baixa renda que têm dificuldade em adquirir água nas áreas da cidade onde há dificuldade de abastecimento. Afirmou ainda que mesmo assim, a CAESC não sofrerá prejuízos com a medida, uma vez que a prefeitura de Coari dará todo o suporte para que a autarquia funcione dentro dos padrões de qualidade.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E ZONA RURAL

Solenidade com posse de novos gestores e atividades culturais. Fotos: Jair Fotos

A educação também foi contemplada na ação emergencial lançada pelo prefeito de Coari, Adail Pinheiro. A solenidade aconteceu na premiada Escola de Educação Infantil Dirce Pinheiro, com uma programação cultural e educacional. Aconteceu durante a solenidade a posse de 10 gestores das escolas e creches municipais, o lançamento das obras de reforma completa das escolas da sede do município, o lançamento do processo seletivo para contratação de 400 professores para a educação infantil e ensino fundamental de 1 a 9 anos e a apresentação da implementação do PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) com a instalação de 35 laboratórios em escolas de 6 a 9 anos alcançando um de 175 computadores que serão instalados nas escolas da Zona Urbana e Zona Rural.

Para a saúde a solenidade aconteceu no Bairro Urucú, onde as autoridades participaram do lançamento das propostas emergenciais, como a reforma e reestruturação de todas as Unidades Básicas de Saúde e do Hospital Regional de Coari, a                contratação de 20 novos médicos que está em andamento através da Secretaria Municipal de Saúde e compra de 12 consultórios odontológicos completos para as UBS. Adail assegurou ainda que vai investir alto para que os exames dos usuários do sistema de saúde em Coari sejam feitos por uma empresa especializada, garantindo segurança no diagnóstico de doenças.

Secretária de Governo fala aos novos líderes rurais de Coari.
 Foto  Jair Fotos
A última solenidade aconteceu no Auditório Silvério José Nery, com a posse dos administradores rurais. Ao todo foram nomeados 200 administradores que irão dar suporte e contato entre as comunidades ribeirinhas de Coari e o poder público municipal facilitando assim a implementação de políticas públicas às comunidades ribeirinhas. Na solenidade, o deputado Estadual Berlarmino Lins reafirmou o seu compromisso em representar o município de Coari na Assembléia Legislativa do Estado. Átila Lins disse que trabalhará para que ações, frutos de suas emendas parlamentares sejam viabilizadas na Câmara Federal, para que sejam investidos os recursos em Coari como uma demonstração de seu compromisso em defender o desenvolvimento do município. Rebeca Garcia afirmou na solenidade que em breve o governador Omar Aziz estará vindo à Coari para trazer ações e obras do Governo do Estado que trarão qualidade de vida para os coarienses.

PLANEJAMENTO DESENVOLVIDO NOS PRIMEIRO DIAS DE JANEIRO DE 2013

Participou também das solenidades de lançamento das ações emergenciais para Coari o Tenente Coronel Roberto Rocha Guimarães Silva que é Secretário da Defesa Civil do Amazonas e que acompanhou de perto a situação de Coari e as medidas adotadas para retirar o município do Estado de Emergência em que se encontra.

Ao todo, foram dezenas de ações adotadas dentro de um planejamento que tomou os primeiros 20 dias do mês de janeiro. O prefeito de Coari Adail Pinheiro lamentou que as medidas tenham demorado tanto para serem tomadas, mas justificou a demora pelo fato do governo anterior não ter permitido a equipe de transição trabalhar para tomar conhecimento da situação em que se encontrava o município de Coari. “Mesmo assim, o mais rápido possível, dentro de um planejamento sério e incansável lançamos hoje estas medidas que vão tirar a cidade de Coari da situação de abandono em que a encontramos. São medidas emergenciais apenas, até abril queremos laçar um arrojado pacote de obras e ações que vão alavancar o desenvolvimento e o progresso de Coari de forma definitiva” – conclui Adail.

Postar um comentário

7Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. O prefeito Adail Pinheiro, está de parabéns, somente ele para salva Coari do burraco que estava, Adail eu e o povo de Coari esta com vc e conta com vc para salva Coari parabéns o povo meresseeeee...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo das 9:09 PM você e o povo de coari não! fale por vc seu ignorante!primeiramente que coari não estava perdida para ser salva, e a palavra correta que deveria ser usada no seu texto é salvar e não salva. coari estava sim abandonada, pois o idiota do arnaldo nos deixou a ver navios, já que o desgraçado não efetuou o nosso pagamento de dezembro. outra coisa arnaldo mentiroso agora não adianta vc ir a emissora de radio e dizer que vc deixou tantos milhões, porque não passa de um incompetente e irresponsavel, pois se tinha recursos em caixa deveria ter efetuado os nossos pagamentos (salario e decimo)!!!

      Excluir
  2. ate qem foi cotra tem q tirar o chapel,eu nao votei mas para mim a politica acabou logo apos o resultado final.eu sempre votei nele mas nesse ano nao votei em virtude da duvida,desejo um bm mandato nao para o adail mais para o povo coariense to com vc...

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar,quero agradecer a Deus por ter dado mais uma oportunidade ao Prefeito Adail Pinheiro,sem ele Coari estaria muito pior do que já está!! quero deixar minhas críticas ao Ex-Prefeito Arnaldo Mitouso!! Arnaldo,vc lutou tanto por essa prefeitura e no entanto só fez cagada!! era pra vc ter feito o que o Adail vai fazer,por isso o povo deu sua confiança!! Digo a vc Arnaldo vc prejudicou muitas familias do municipio e os funcionário os que votarao em vc, por sua ganância no dinheiro publico!! Antes vc não tinha nada e se fazia de coitadinho,hoje nós te conhecemos,mas que planta colhe, e tem mais neste momento vc ta falando um monte de mentiras na FM DO TIRADENTES,mas o povo não é besta,tu só pensou em beber cachaça com seus parceiros,mas a justiça de Deus tarda mais não falha,se dinheiro comprasse saúde,tinha muitos ricos com saúde, EU,particularmente não te considero rico, tu és um ladrão incompetente!! mas tu vai pagar por tudo o que fizeste a população de Coari,cara tu não ganha nem para presidente de bairro....

    ResponderExcluir
  4. A Secretaria de Cultura esta de parabéns pelo espetáculo que mostrou no centro cultural, assim e que se trabalha, e o povo só agradece, sabemos que agora teremos muita diversão e alegria... Obrigada prefeito vc e o cara

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS ADAIL PINHEIRO E TAMBÉM AO BLOG EM DESTAQUE POR TRAZER AS NOTICIAS EM PRIMEIRA MÃO.

    ResponderExcluir
  6. Adriana Andrade30/07/2013, 23:26

    Parabéns há cidade de coari...

    ResponderExcluir
Postar um comentário