Senado aprova Medida Provisória que permite redução da conta de luz

Em Destaque
Por -
0


Vai à sanção da presidenta Dilma Rousseff o projeto de lei de conversão (PLV 30/2012), resultante da Medida Provisória 579/2012, que permite a redução de 20,2% da tarifa da energia elétrica para residências, comércio e indústria a partir do dia 1º de fevereiro. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), articulou a aprovação por unanimidade da matéria pelo Plenário, após quase quatro horas de discussão. A preocupação do líder era votar a MP antes do recesso parlamentar, que inicia na próxima sexta-feira (21).


"Essa matéria será de extrema importância para a competitividade da indústria nacional e também para todos os brasileiros que pagarão por um preço mais justo pelo serviço de energia", afirmou Braga.

O texto da medida teve a votação concluída ainda nesta tarde na Câmara dos Deputados e logo em seguida foi lida em plenário. Relatado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o PLV 30/12 permite a prorrogação de concessões de geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica com vencimento entre 2015 e 2017. Também estabelece novas regras de compra de energia e diminui encargos, como o ICMS, para baixar o preço final ao consumidor.

Segundo os cálculos iniciais do governo, a tarifa final deveria cair, em média, 16% para as residências e até 28% para a indústria. Apesar de algumas concessionárias terem afirmado que não aderirão ao plano de prorrogação das concessões proposto na MP, o governo já sinalizou que bancará a redução das tarifas prevista na matéria.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)