Pesquisa usa a musicalidade regional como ferramenta de aprendizagem escolar


Conhecer as expressões artísticas da própria comunidade e fazer com que os alunos passem a interagir mais com a escola por meio da música e da poesia através das aulas de português, esta foi a principal meta dos bolsistas do projeto ‘Escrevivendo: Superando ás dificuldades de leitura e escrita através da poesia original’ da Escola Estadual Mário Silva D’Almeida,localizada na comunidade de Bela Vista no município de Manacapuru (AM).

O trabalho foi realizado por cinco pesquisadores envolvendo uma turma 6º ao 8º ano, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), com a parceria da Secretaria do Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 
Segundo a coordenadora, Rute Freitas, o projeto conseguiu superar seus objetivos concretos entre os alunos. “Este projeto possibilitou mais dinamismo no trabalho escolar, é muito importante por que o aluno gosta de coisas novas e traz um bom resultado”, comemora a professora.

No decorrer do trabalho, os bolsistas usaram as técnicas de pesquisa bibliográfica, fazendo levantamento em livros, revistas, sites da internet, apostilas dos cursos de graduação desenvolvidos no município acerca do sobre o tema Musica e Poesia Regional e também os seminários para discutir sobre a musicalidade regional amazônica.
Para a jovem cientista Karen da Silva, cada dia de pesquisa foi de boas descobertas. Hoje, graças ao PCE sua realidade é outra “Cada vez mais tenho me dedicado e estou ganhando conhecimentos que servirão para minha formação, com o método da professora Rute, recebi mais estímulo na leitura e na escrita consegui superar minhas deficiências em sala de aula”, destaca a cientista.

Na visão da coordenadora, Freitas, o trabalho teve pontos positivos alunos e os resultados estão perceptíveis. Os pontos positivos obtidos na execução do projeto foram as informações cedidas pela comunidade, além do seu total apoio da comunidade escolar e também a criação. Ao final do projeto os resultados foram bem visíveis, tanto na escola quanto na comunidade, pois o mesmo foi muito bem recebido e motivou ambos, além de conscientizar os moradores.
Ao final os futuros cientistas elaboraram um álbum que reúne dados de poesias registrados sobre as dificuldades de leitura, textos dos alunos. Ao ler este álbum os estudantes vão se deparar se deparar com um trabalho de pesquisas que se constitui que nasceu através de uma experiência cientifica

Rafaela Vieira

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato