Na ALEAM, prefeitos do interior expõem queda de repasses federais

Em Destaque
Por -
0
Prefeitos do interior do Estado querem compensações financeiras para as perdas nos orçamentos causadas pelas isenções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e eletrodomésticos. A reivindicação foi feita nesta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) durante Cessão de Tempo proposta pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD).

Os parlamentares manifestaram apoio à causa. O deputado David Almeida (PSD), que presidiu maior parte da cessão, informou que o tema será conduzido pela Comissão de Assuntos Municipais. Os prefeitos alertaram que muitos estão correndo o risco de não conseguirem fechar as contas do ano ou pagar o salário de dezembro a servidores.


Com a política    de redução de IPI, também caem os repasses do Governo Federal via Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos dos municípios para a manutenção de serviços públicos. Segundo o prefeito de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), Nonato Lopes, os 5.568 municípios brasileiros já deixaram de receber cerca de R$ 8 bilhões.
"Além dessa queda na arrecadação, tivemos aumento de 53% no salário mínimo, energia elétrica, combustível e piso nacional dos professores. Esse quadro é caótico e esperamos contar com o apoio do Governo Estadual e dos deputados", afirmou Lopes, que também é vice-presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM).

Os prefeitos pediram apoio da ALEAM para que haja uma reposição financeira dos prejuízos por parte do Estado e da União. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, os gestores municipais não podem deixar, no fim dos mandatos, despesas pendentes e caixa sem recursos. Caso contrário, eles podem se tornar inelegíveis, pagar multas ou serem presos.

"A Assembleia abre suas portas para, juntamente com a Associação Amazonense de Municípios, buscar mecanismos que ampliem os repasses constitucionais para que os municípios tenham governabilidade e os prefeitos possam administrar os municípios de uma forma racional", afirmou o deputado David Almeida.

No mesmo raciocínio, o deputado Luiz Castro (PPS) chamou atenção para a discussão de um novo pacto federativo que evite esses problemas. "Toda vez que os governos federal e estadual diminuírem o imposto de algum segmento, tem que haver uma compensação para os municípios porque eles são o elo fraco", defendeu.

Também participaram dos debates os deputados Marcelo Ramos (PSB), Sidney Leite (DEM), Josué Neto (PSD) e Belarmino Lins (PMDB), e o prefeito de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros da capital), Dissica Tomaz.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)