Lixão! Uma solução ou um problema social?

Eudes Batista
                                
Os lixões a céu aberto ou vazadouros, são fontes geradoras de inúmeros problemas, bem como a poluição dos solos, águas subterrâneas e águas superficiais, poluição visual, mau cheiro e concentração de vetores causadores de doenças, consolidando um serio problema social.
      
              
No município de Coari-Am a problemática não é muito diferente de outros municípios do país, é valido ressaltar o descaso do legislativo e executivo municipal, quanto a construção de um lixão a céu aberto próximo da sede do município, e mais próximo ainda de corpo hídricos existentes nas adjacências e de residências que se distanciam apenas quarenta a cinquenta metros  do local do lixão contrariando assim a legislação que dispõe sobre a construção de aterro sanitário e aterro controlados, que afirma que a distancia mínima é de quinhentos metros de residência isoladas e de dois mil metros de comunidades e de duzentos metros de corpos hídricos.
                  
É notável quando se passa pelo local do lixão a existência de aves, mau cheiro do chorume produzido e percolando juntamente com água da chuva em vala que si direcionam a dois corpos hídricos que se localizam um do lado direito e outro ao lado esquerdo do lixão, colocando em risco a saúde de pessoas, e animais, e alterando as propriedades físicas, química e biológica dos ecossistemas aquáticos existente nos corpos hídricos próximos ao lixão. Esses problemas contrariam totalmente o ártico 225 da constituição Federal em seu capitulo Vl, e a Lei 6.938/81 da politica nacional de Meio Ambiente que considera que são bens a proteger;

A saúde e bem estar da população;
A fauna e a flora;
A qualidade do solo, das águas e do ar;
Os interesses de proteção à natureza/paisagem;
A ordenação territorial e planejamento regional e urbano;
A segurança e a ordem publica;

                 Amigo Daniel eu escrevi esse pequeno artigo para relatar um grande problema social, e para fazer um alerta aos novos vereadores, ao novo secretario de meio ambiente, que olhem com mais carinhos, que criem mecanismo que venha realmente solucionar esse problema que assola o município de Coari.

                 Amigo Daniel é eminente o risco que ronda pessoas e animas que residem próximo ao lixão. Inocentemente usam água dos corpos hídricos para saciar a sede de animais, irrigar  horta, lavar roupa e até mesmo para lazer, sem saber que estão expostos a uma possível contaminação. Isso é muito comum com ambiente próximo a lixões a céu aberto. 

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. valeu essa dica EUDES, VC SABE QUANTO É DIFICIO TRABALHAR NESSA AREA, somos gestores ambientais e temos muita vontade de fazer algo por coari mais não temos apoio dos governantes.

    EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DIREITO DE TODOS (Silvana costa)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato