Governo do Amazonas avança mais uma etapa na implantação da Cidade Universitária da UEA

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas avança mais uma etapa para construção da Cidade Universitária, que será instalada em uma Área de Preservação Ambiental (APA) no município de Iranduba (a 25 quilômetros da capital).  A segunda audiência pública para apresentar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), pré-requisito para licença de instalação, foi concluída nesta sexta-feira, 14 de dezembro, no auditório da Universidade Paulista (UNIP), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre representantes de comunidades e de instituições de pesquisa.


O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), órgão que está acompanhando o EIA-Rima, Antonio Stroski, informou que o estudo deverá sofrer algumas alterações em relação aos cuidados com os sítios arqueológicos identificados na área, conforme proposta feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão federal que também acompanha a elaboração dos estudos para a implantação do empreendimento.

Antonio Stroski informou que deve também incorporar ao estudo algumas observações sugeridas pelo Ministério Público Federal (MPF) e por representantes de organizações de defesa do meio ambiente, que têm participado dos debates sobre os aspectos ambientais do projeto.
  
"As duas audiências, tanto a de Iranduba (realizada na quinta-feira, dia 13) quanto a de Manaus, contaram com a participação ativa da sociedade civil e de especialistas no assunto. Todas as sugestões serão analisadas pela equipe multidisciplinar do Ipaam antes de nós expedirmos a licença de instalação da obra", frisou Stroski.

A próxima e última audiência com ênfase nos impactos ambientais da implantação do complexo universitário da UEA deverá ocorrer na primeira quinzena de janeiro de 2013. Além de mais essa audiência para apresentação do EIA-Rima, está prevista para o inicio do ano que vem uma audiência pública para apresentar à população os detalhes do processo de edificação das obras.
    
De acordo com o secretário executivo da Unidade Gestora da Cidade Universitária, George Tasso, a expectativa é que até meados de fevereiro de 2013 a licença de instalação esteja em mãos para o início das obras em maio, conforme a programação. "As mobilizações para as obras vão iniciar em maio. As licitações estão sendo feitas e o Estado quer cumprir todas as exigências da lei, tanto ambiental quanto do patrimônio histórico e arqueológico. Essa é uma recomendação do governador Omar Aziz, que pretende inaugurar o campus da UEA no ano de 2014", destacou Tasso.

Primeira etapa – Segundo o secretário executivo da UGP Cidade Universitária, o EIA-Rima apresentado nas duas audiências possui informações de toda a área de abrangência do projeto. Contudo, as discussões acerca da licença de instalação são voltadas para a primeira etapa da obra, que compreende a construção das unidades de Medicina, Serviços Sociais e Tecnologia e da reitoria da Universidade, uma área de aproximadamente 54 hectares que deve ser entregue em 2014.




FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)