Casamento coletivo une 92 casais em cerimônia realizada pelo Governo do Estado


Após três décadas de união, o aposentado José Alves Cortes, 80, e a dona de casa Otávia Borges, 58, oficializaram o casamento perante a justiça brasileira. O casal amazonense foi um dos 92 casais que selaram a união civil e religiosa em uma cerimônia de casamento coletivo realizada na noite de sábado (15), em Manaus. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas).


Casal mais velho do grupo a celebrar união, seu Cortês e dona Otávia já viveram todos os altos e baixos da vida em comum, mas nunca tinham conversado sobre casar no papel, apesar de ser um sonho dela. Agora a cerimônia é uma espécie de renovação dos votos, disse a dona de casa. "A melhor parte do casamento é agora. A gente conviveu muito, muita batalha, muito sofrimento. Há seis anos ele caiu doente e está em cadeira de rodas. Mas somos a companhia um do outro. É uma história de muitos anos de muito amor. E enfim, vamos realizar esse sonho. Eu, principalmente, que nunca fui casada no papel", comentou.


A regularização do casal com a união civil traz inúmeros benefícios para a família, enfatiza a secretária de Estado de Assistência Social, Regina Fernandes. Um exemplo é a partilha dos bens, que tem seus critérios mais bem definidos a partir da união civil. "É evidente que a situação estando regularizada, facilita a documentação e regularização da vida familiar do casal, trazendo muitos benefícios para os filhos", disse.


Esse foi o segundo casamento coletivo realizado pela Seas este ano. No primeiro, 65 casais idosos formalizaram o matrimônio. A festa e os custos judiciais para o casamento civil são pagos pelo Governo, o que atrai muitas famílias que não têm condições financeiras. O casamento coletivo é realizado a partir de solicitações feitas nos Centros de Convivência da Família, mantidos pela Seas. Antes de selar o compromisso, os casais assistem palestras e recebem orientações sobre planejamento familiar.


"Não é um casamento só para regularizar a vida como casal, mas um programa amplo de valorização da família. Essas pessoas têm palestras com psicólogos, assistentes sociais, para que os vínculos familiares sejam fortalecidos. O sentido é mostrar a importância do casamento como exemplo e base para uma sociedade saudável e menos violenta", disse Fernandes.

FOTOS: ROBERTO CARLOS / AGECOM


1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Daniel, boa tarde.

    Onde faço para ter informações sobre novo casamento coletivo para me escrever??

    Romantico

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato