Bases do Esfron beneficiam oito municípios do Amazonas


Oito municípios da região de fronteira do Amazonas serão diretamente beneficiados com o reforço de policiamento que o Governo do Estado implanta nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de dezembro, nas cidades de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, de acordo com a programação da Estratégia Estadual de Segurança Pública Integrada para a Região de Fronteira e Divisas do Amazonas (Esfron). 

As bases serão inauguradas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) para combater crimes que afetam as populações dos municípios nas áreas de fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru, como roubo de veículos e cargas, tráfico de drogas, armas e pessoas, transporte de cargas perigosas, agressões ao meio ambiente, contrabando e descaminho.

"Além dos crimes comuns a qualquer cidade do interior, esses municípios sofrem forte influência por serem vizinhos simplesmente dos maiores produtores de entorpecentes do mundo, com consequências na criminalidade em Manaus e em outras capitais do país", disse o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, ao embarcar para coordenar a instalação das bases.

Vital ressalta que, com a instalação das duas bases, serão realizadas constantes operações também nas cidades próximas de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, como é o caso de Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, no alto rio Solimões, e Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro, no alto rio Negro, sempre em integração do Sistema de Segurança Pública (polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Detran) e órgãos federais, como Forças Armadas e polícias Federal e Rodoviária.

O atendimento imediato a ocorrências nesses municípios será feita pela Força Integrada de Resposta Rápida, uma equipe formada por policiais, bombeiros e agentes treinados especialmente para atuar em regiões de fronteira. Vital disse que desde abril Tabatinga já conta com essa força especial, atuando na operação Fronteira Segura.

A partir da completa instalação das bases de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira com viaturas, armas e equipamentos adquiridos em convênio com o a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a SSP-AM vai reforçar o contingente das polícias Civil e Militar. A partir de 2013, com um novo convênio, na casa dos R$ 13 milhões, o Esfron vai alcançar o município de Boca do Acre, no sul do Amazonas, e outras cidades, de acordo com o coronel Vital.

No próximo dia 13, como conclusão da implantação das bases do Esfron, o Ministério da Justiça, via Senasp, lançará uma operação integrada e simultânea nos 11 estados brasileiros que compõem o projeto de segurança nas fronteiras.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato