Temporada de cruzeiros trará mais de 30 mil turistas ao Amazonas


Mais de 30 mil turistas visitarão o Amazonas na temporada de cruzeiros 2012/2013. Os primeiros visitantes chegam ao Estado no dia 18 de outubro, quando aporta em Manaus o navio Amadea com 860 turistas da Alemanha. O último navio da temporada chega ao Estado no dia 2 de maio. Na temporada passada, o Amazonas recebeu 25.658, e para esta a previsão é de 30.562, o que representará um crescimento de 18,93%.

Esses turistas devem injetar na economia local cerca de US$ 9,4 milhões. Na temporada passada, a movimentação financeira foi de US$ 8,3 milhões. Além do maior número de turistas e também da previsão de um aumento na movimentação da economia local, a temporada 2012/2013 vai receber 29 navios, quatro a mais do que a passada.

Para a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, o aumento no fluxo de turistas de cruzeiros só reafirma que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado está no caminho certo, pois o fruto da promoção da Marca Amazonas no mercado internacional é o crescimento do fluxo de turistas, especialmente no segmento de cruzeiros. "Estamos colhendo frutos do trabalho realizado pelo Governo do Amazonas. Agora, o nosso foco é trabalhar para estruturar mais o Estado", disse.


Oreni Braga confirmou que, nesta temporada 2012/2013, a Amazonastur vai continuar realizando pesquisas que traçam o perfil dos turistas que entram no Amazonas. "Esse trabalho é importante porque nos orienta em buscar sempre a melhoria", completou.

No último levantamento foi identificado que 41,61% dos turistas tinham a procedência dos Estados Unidos, em seguida ficaram Reino Unido (27.45%) e Alemanha (19,35%). A renda média dos turistas foi superior a US$ 35 mil dólares. O gasto médio foi de US$ 139 dólares por dia, sendo que estes turistas tem uma permanência media de dois dias.

Divulgação nos Estados Unidos e Europa – O Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, também está promovendo a Marca Amazonas nos Estados Unidos e em Portugal. Nos Estados Unidos, o Governo participou da promoção do Roteiro Integrado BRA (Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas). No continente europeu, o Estado está participando da 5ª edição do projeto Goal to Brazil.

Na primeira ação, nos Estados Unidos, o Amazonas foi promovido em três grandes cidades: Miami, Dallas e Nova York. Mais de 200 pessoas, entre operadores de turismo e jornalistas especializados tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos do Amazonas apresentados pela Amazonastur.

Oreni Braga diz que a promoção do Roteiro Integrado BRA nos Estados Unidos fortaleceu a imagem do Amazonas entre os norte-americanos. "A promoção do Roteiro Integrado nos EUA tem como objetivo fortalecer a cultura, a gastronomia e os atrativos turísticos dos três destinos brasileiros, no mercado americano, sobretudo do Amazonas, uma vez que aquele país e o principal emissor de turistas para o Estado", disse a presidente.

Os eventos nos Estados Unidos ocorreram em forma de workshops e os participantes tiveram a oportunidade de provar doces de cupuaçu, além de escabeche de pirarucu com pirão durante o jantar. "Além da gastronomia, os convidados assistiram uma apresentação de boi bumbá e receberam material promocional em inglês", disse a presidente do órgão.

Europa - Na Europa, o Amazonas esteve presente como destino prioritário para a Embratur no 5º Goal to Brazil, evento que ocorreu nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, em Lisboa, e contou com mais de 220 convidados especiais, tendo como representantes do Brasil o vice-ministro do Esporte, o ex-técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari, entre operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas portugueses.

O objetivo do evento e proporcionar um maior conhecimento sobre o Brasil, em especial, sobre as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, como destinos turísticos, ao mercado português. Oreni Braga disse que a 6ª edição do Goal to Brazil vai ocorrer em Toronto, no Canadá, no dia 1º de novembro de 2012, e Manaus será a cidade anfitriã. "Estamos nos preparando há alguns meses para essa ação. Temos certeza que será um dos melhores Goal to Brazil", frisou.

O Amazonas se apresentará como o representante da Amazônia Brasileira, como destino Ecoturistico do País, levando ao mercado canadense a gastronomia, cultura e outros produtos turísticos. Oreni Braga ressaltou que visando fortalecer a Marca Amazonas no mercado canadense, o Estado estará, também, em Montreal no dia 30 de outubro de 2012, realizando um Workshop de Capacitação para agentes de viagem, operadores de turismo e jornalistas especializados.






Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato