Justiça Eleitoral do AM registra mais de 500 denúncias nas eleições

A Justiça Eleitoral do Amazonas recebeu 530 denúncias de supostas irregularidades na campanha eleitoral de 2012 no Amazonas,, de acordo com o último levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A maior parte das queixas foi registradas na capital.

O órgão explicou que o volume de denúncias corresponde às manifestações de supostas irregularidades recebidas pela Ouvidoria e Coordenadoria da Fiscalização da Propaganda Eleitoral até a quinta-feira (13).
Além de Manaus, os municípios amazonenses de Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Lábrea, Envira, Careiro, Iranduba, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Barreirinha, Manicoré e Manacapuru aparecem no ranking com maiores denúncias nas eleições municipais. O TRE-AM ressalvou que as denúncias destes municípios foram registradas nos respectivos Cartórios Eleitorais da cada cidade, sendo assim não há um levantamento preciso destas localidades.


Segundo o Tribunal, as transgressões mais cometidas consistem as irregularidades de propaganda eleitoral em carro de som, em redes sociais, em muro, placas, faixas, cartazes, rádio, veículos adesivados, santinhos e propaganda antecipada.

O TRE-AM esclarece se a denúncia for de crime eleitoral, é encaminhada ao juiz presidente do Pleito/2012. Já se a denúncia for de propaganda eleitoral irregular, é encaminhada à Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral que, após o recebimento, passa para a equipe efetuar diligências.

“Se for constatado irregularidade, é feito o Termo de Notificação e Irregularidade (TNI). O candidato responsável pela irregularidade é notificado e tem o prazo de 48h para apresentar defesa ou regularizar-se. Em seguida, encaminha-se ao Ministério Público que decidirá se é caso de representação ou não. Após, retorna-se ao juiz Coordenador da Propaganda para decisão”, esclareceu o Tribunal.

A equipe de fiscalização da Justiça Eleitoral de Manaus é composta três juízes, dez servidores e duas viaturas da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Militar. As denúncias podem ser feitas de forma presencial ou enviada de maneira escrita ao TRE-AM, pelo telefone 3663-5859, e-mail: ouvidoria@tre-am.gov.br ou através do formulário eletrônico disponível site do órgão.

FONTE: g1.globo.com/amazonas. Siga também o G1 Amazonas no Twitter e por RSS.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato