Hemoam aprova mestrado na Capes em Hematologia

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) obteve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para implantar, em parceria com Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia. A expectativa é que o Edital de seleção seja lançado até o fim deste ano para que o curso inicie em 2013.



A primeira turma está prevista para ter 17 alunos, com seleção anual, com dois anos de duração. Serão 17 pesquisadores que vão desenvolver projetos de pesquisa em uma dimensão mais profunda e deverão obedecer ao padrão de qualidade exigido para publicação em revistas indexadas.

A implantação do mestrado configura uma nova etapa na história do hemocentro do Amazonas. Com a aprovação, a Fundação Hemoam passa a ser a terceira instituição no País a receber aceitação da Capes. No Brasil, existem mestrados nessa área apenas na Escola Paulista de Medicina e na USP de Ribeirão Preto.

O projeto, que foi desenvolvido pelo diretor-presidente da Fundação Hemoam, Nelson Fraiji, pela diretora de Ensino e Pesquisa do hemocentro, Dagmar Kiesslich, e por outros diretores da instituição, foi aprovado sem sofrer reparos e segue a orientação do governador Omar Aziz de ampliação de atividades acadêmicas no órgão para que possa beneficiar mais a população com pesquisas que resultem em mais conhecimento técnico.

De acordo com Nelson Fraiji, isso faz com que o órgão dê um salto enorme como plataforma de pesquisa na região. “Nossa intenção é que este programa sirva de base para formação de alto padrão para os que trabalham na hemorrede publica da região norte, nordeste e centro-oeste. A missão do mestrado é preparar o indivíduo para o desenvolvimento da pesquisa, considerando sua importância para o avanço tecnológico. Por isso a pesquisa é uma plataforma importante para o desenvolvimento da instituição e a solução dos problemas na qual ela está inserida”, enfatizou Fraiji.

De acordo com o diretor-presidente, a dimensão do que vai se estabelecer, a partir deste projeto gestado na diretoria de ensino e pesquisa da instituição, é enorme. “Esse mestrado muda, ao longo do tempo, a própria realidade da hematologia do nosso Estado e muito certamente na região norte, incluindo a região centro-oeste e nordeste, que serão integradas a nós”, disse.

Desenvolvimento – O projeto prepara a instituição para um novo patamar de investigação cientifica, com novos laboratórios, com o envolvimento de novos professores doutores, ligado também ao projeto de mestrado de professores visitantes sêniores, que são docentes com grande experiência em pesquisa e informação de alto nível recrutados no país, para ajudar a Fundação na tarefa de consolidar a pós-graduação e a pesquisa no Amazonas.

O projeto de professor sênior com os doutores da instituição ajudou a alavancar o projeto de mestrado, sendo fundamental na conquista desta etapa junto à Capes. Todo este resultado contou com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

Programa Professor Visitante Sênior – O programa Professor Visitante Sênior permitirá a participação de quatro professores doutores com nível elevado de produção científica, vindos de instituições de ensino consagradas nos programas de pesquisa e pós-graduação da Fundação Hemoam.

Nos próximos dias 9 (terça-feira), 10 (quarta-feira) e 11 (quinta-feira), a Fundação Hemoam irá apresentar para imprensa, funcionários e acadêmicos as ações que irão viabilizar a formação dos mestres e alavancar a pesquisa na instituição.

Na oportunidade, serão apresentados três professores visitantes seniores: Marcelo Távora Mira, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Mariane Stefani, da Universidade Federal de Goiás (UFGO); e Nicolaus Albert Borges Schriefer, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Eles farão visita aos laboratórios do hemocentro para fazer interação direta com os pesquisadores da instituição.

Programação de visita:

Dia 09
9h às 12h – Visita dos professores seniores aos laboratórios da Fundação Hemoam – Interação direta com os pesquisadores da casa.
Dia 10 – Lançamento oficial do Programa de Professor Visitante Sênior – HEMOAM.
9h30 – Café da Manhã.
10h – Abertura – Dr. Nelson Fraiji.
10h30 – 11h15 – O Mestrado em Hematologia/Hemoterapia – HEMOAM – UEA
11h30 – 12h15 – A Fapeam e o Projeto Professor Visitante Sênior.
Dia 11 – Apresentação das propostas dos novos professores visitantes seniores.
10h30 – 11h Dra. Mariane Stefani, PhD
11h – 11h30 Dr. Albert Schriefer, MD, PhD

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato