Governo do Amazonas amplia parcerias para reforçar projeto Perdidos e Achados

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, está reforçando o projeto Perdidos e Achados, serviço que facilita a recuperação de documentos perdidos por parte dos cidadãos. Para ampliar o alcance do projeto, a Ouvidoria está articulando novas parcerias com empresas e órgãos públicos que administrem espaços de grande circulação de pessoas, como shoppings, aeroporto, rodoviária, feiras e hospitais. 

A ideia é ampliar a divulgação e o número de postos de recolhimento de documentos perdidos. O projeto, lançado no dia 17 de agosto, tem como parceiros a Corregedoria de Justiça do Amazonas, Defensoria Pública, Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Segurança (SSP/Instituto de Identificação) e da empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam). 


Nos meses de agosto e setembro, foram entregues nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), por meio do projeto Perdidos e Achados, 1.661 documentos, dos quais 38 foram resgatados. Nesse período, o Disk Cidadão também recebeu 667 ligações de pessoas para consulta sobre documentos perdidos. 

Além de auxiliar o cidadão na recuperação de documentos perdidos, o projeto visa reduzir gastos do Governo para a emissão de documentos. O Estado do Amazonas é um dos únicos do País que não cobra nenhuma taxa para expedir a Carteira de Identidade. Em média, são emitidas oito mil carteiras de identidade por mês, somente 1ª via, e três mil em segunda via.

Cadastramento - Quando o documento é entregue em uma das unidades do PAC, um técnico do Governo do Estado faz um cadastro do documento, que é disponibilizado no site da Ouvidoria Geral (www.ouvidoria.am.gov.br) para consulta, pelo período de 60 dias. A busca deve ser feita pelo nome do titular do documento. A consulta também pode ser feita por meio do Disk Cidadão, no número de telefone 0800 286 2300. Caso não seja resgatado no período de 60 dias, o documento será devolvido ao órgão expedidor.

Resgate do documento – Ao localizar o documento ou pelo site ou pelo Disk Cidadão, o titular deverá comparecer a uma das unidades informadas ou identificadas no site, onde preencherá um formulário e fará a retirada.

Onde entregar e resgatar os documentos:
PAC São José - Alameda Cosme Ferreira - Shopping Uai São José (zona leste);
PAC Cidade Nova – Av. Noel Nutels, 1350, Cidade Nova (zona norte);
PAC Compensa – Av. Brasil, 1325, bairro Compensa (zona oeste);
PAC Porto - Rua Marquês de Santa Cruz, s /nº, Armazém 10 do Porto de Manaus, centro;
PAC Alvorada - Rua Desembargador João Machado, 4922, bairro Planalto (zona centro-oeste);
PAC Educandos –Av. Beira Mar, s/nº, bairro Educandos (zona sul).
Manaus Plaza Shopping – Av. Djalma Batista, n 2
°100, Chapada (zona centro-sul).

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)