COARI NECESSITA VOLTAR AO PROGRESSO E AO DESENVOLVIMENTO

Em Destaque
Por -
8


O município de Coari necessita retomar o seu destino de uma localidade próspera e que nasceu para ser uma terra de oportunidades. A natureza nos presenteou com reservas minerais que trouxeram a nossa terra a oportunidade de se destacar economicamente frente aos demais municípios de nosso Estado. No entanto, junto com as riquezas naturais vieram também os problemas de crescimento desordenado, aumento da população, prostituição, déficit habitacional além de outras mazelas que necessitam de um enfrentamento.

Se observarmos do ponto de vista cronológico o tempo não volta, portanto é necessário fazer sempre, daqui para frente, uma ação duradoura de enfrentamento dos problemas cruciais que o município sofre sem perder a estrada do desenvolvimento e do progresso que deve ser caminhada.




Temos universidades, centros de formação profissional mas falta mercado de trabalho para o jovem coariense. Estamos fechados, encurralados entre o Lago de Coari e o Solimões, crescendo demograficamente mas encolhendo economicamente...Faltam modais de transporte eficientes, alternativas de escoamento de produção, faltam inclusive produção.

Esta realidade deve ser mudada. Necessitamos urgentemente de uma matriz energética e de incentivos para trazermos empresas que rompam o cordão umbilical do coariense com a prefeitura como a maior geradora de emprego, diga-se cabide de emprego, de nossa terra. Se fonte de energia elétrica consubstancial mal teremos energia e iluminação para as nossas casas e ruas, e não teremos desenvolvimento.

O progresso e o desenvolvimento dependem de uma matriz energética, da vinda de empresas e industrias que possam produzir produtos de fácil transporte uma vez que o nosso município está separado da capital por milhares de quilômetros e por um rio sinuoso que distancia mais ainda Coari dos grandes centros. Nossos jovens devem ter cursos profissionalizantes, de formação, devem ter acesso às universidades e cursos mais relevantes devem ser trazidos para Coari. Deve haver geração de emprego e renda, de inclusão social, de urbanização das regiões faveladas, de um planejamento continuado e eficaz que projete a Terra do Petróleo e do Gás não para o hoje, mas principalmente para um futuro estratégico e elaborado como fruto do trabalho de pessoas comprometidas com esta terra.

A solução para Coari de passar e perpassar as questões pontuais, mesquinhas, minúsculas de nomes de políticos e de representar a grandeza de seu povo. O tempo não volta e não espera por ninguém. Enquanto olhamos apenas para o nosso umbigo ideológico partidário, o gás flui de Urucu para Manaus e os recursos desaparecem no ar como se fossem formados de um componente mais leve que o ar, se dissipando na corrupção e na má aplicação de recursos públicos. O tempo dirá se o povo de Coari está preparando para progredir e se desenvolver, ou se vai andar em círculos, sabendo que há um caminho a seguir, mas sem conseguir sair do lugar.

Texto de Daniel Maciel
@Copyright. Direitos reservados.
Tags:

Postar um comentário

8Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Lindo texto que bom seria se vira-se realidade eu sou comerciante e vejo a realidade de somente esperar pelo pagamento da prefeitura que dura no máximo dez dias o resto dos dias ficamos somente no pinga-pinga.
    posta mais texto assim parabéns.Povo Coariense vamos viver de trabalho e não de politicagem.

    ResponderExcluir
  2. texto Muito lindo, gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. faltam cerca de dois meses pra essa VOLTA do Progresso se efetivar, apratir de 1 de janeiro de 2013, por que ELE TA DE VOLTA COARI VAI SORRIR DENOVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo texto,discurso perfeito mais vejo que esse progresso tão solito por vc beneficia a classe mais esclarecida,qual é a politica para tirá nosso povo palperrimo da miséria?Dar uma bolsa de auxilio de 400,000,viver dando migalhas para que quando acabar, volte esta na porta de prefeito pedindo mais?cadê a politica de geração de empregos,além do cabide que é a prefeitura.

      Excluir
  4. TODOS NÓS Q. AMAMOS NOSSA COARI ESPERAMOS ANSIOSOS POR UMA COARI MELHOR MAIS DESENVOLVIDA E O PROGRESSO ATINGINDO TODOS OS LARES!
    MUITO BEM O TEXTO ATINGE AOS NOSSOS ANSEIOS, ESPERO Q. NA PRATICA SE FAÇA MUITO MAIS!! ESSA É MINHA ORAÇÃO.
    ASS.: LUCIA SALDANHA MAGALHÃES

    ResponderExcluir
  5. pra que tanta redundância? Progresso e desenvolvimento são sinônimos

    ResponderExcluir
  6. Armandinho do Pera19/10/2012, 20:41

    Daniel gostei do texto, mas todo e qualquer prefeito que já sentou ou vai sentar a partir de outubro de 2008 na cadeira, está condenado ao fracasso.

    Se você não se lembra, Coari de 2005 a outubro de 2008, além dos Royalties, ISS, FPM, ICMS, vou mais adiante: estava em plena construção do GASODUTO Coari-Manaus, os empregos fora da prefeitura eram muitos e recebia R$ 6.000.000,00 (seis milhões) de ICMS de Manaus, e isso, fez a diferença por 3 anos de governo do prefeito eleito.

    Por outo lado, isso acabou, e só faltou você reproduzir no seu texto. Porém diz um fato interessante: “O tempo não volta e não espera por ninguém.”. Nessa questão é quem vem a pergunta: Será que o “novo” prefeito vai ser um prefeito sério e capaz de conversar com a sociedade, ou vai passar 4 anos sentado na cadeira e vendo o tempo passar?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Se ele sentar na cadeira boa parte do tempo da sua administração,já tá bom demai.Duro é se ele passar o tempo todo na Ponte Aérea p/ Manaus,p/ se defender da MÁFIA DOS PROCESSOS do Estado do Amazonas.Na época da eleição tá todo mundo OK e liberado.Depois que se elege,aceita qualquer processo.E...tome dinheiro de Coari.

    ResponderExcluir
Postar um comentário