Primeira-dama recebe homenagem pelo apoio à campanha de doação de órgãos no Estado

Em Destaque
Por -
0
Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, na quinta-feira, 27 de setembro, a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, recebeu uma homenagem pelo intenso apoio à campanha de doação de órgãos no Estado do Amazonas. A congratulação aconteceu durante culto ecumênico realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde estiveram reunidas famílias de doadores e transplantados, que também foram homenageados pela Central de Transplantes do Amazonas.

O evento fez parte da programação da terceira edição da campanha de sensibilização de doação de órgãos no Estado, que tem resultado na evolução no número de transplantes. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, até o mês de junho foram realizados 1.009 transplantes no Estado. Desse total, 32 foram de rim a partir de doador falecido, 202 foram de rim entre vivos e 775 de córneas. Os transplantes são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, no primeiro semestre deste ano, foram feitos 12.287 transplantes, um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2011.

Conforme a primeira-dama Nejmi Aziz, a informação é o principal fator para o crescente número de doações. "O importante disso tudo é passarmos informações e estarmos sempre nos colocando no lugar da outra pessoa. Eu sou uma doadora e uma apoiadora da campanha porque doar é um ato de amor e solidariedade com o próximo".

Sensibilização – De acordo com Leny Passos, coordenadora da Central de Transplantes do Amazonas, os investimentos para sensibilização sobre o tema serão contínuos.

"Estamos fazendo várias mobilizações e mantendo ações permanentes do Governo do Estado, através da Susam, do Ministério da Saúde, como treinamentos e capacitação de equipes tanto de busca de órgãos quanto de execução de transplantes. Hoje temos o nosso site (www.doeorgaos.am.gov.br) e ainda estamos realizando palestras nas escolas onde promovemos conhecimentos sobre doação de órgãos".



Conforme o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, há uma boa expectativa de crescimento na demanda de doações com as políticas públicas do Estado. "O Amazonas é um dos Estados que mais tem avançado na política de transplantes de órgãos e esperamos que esses investimentos em eventos e ações possam ter mais pessoas sensibilizadas sobre doações".

FOTOS: ALFREDO FERNANDES

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)