Ponte Rio Negro receberá iluminação especial durante Outubro Rosa, no próximo dia 1º

Em Destaque
Por -
0
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama – o primeiro em incidência no mundo entre as mulheres -, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) lançará, às 18h30 do dia 1º , mais um Outubro Rosa, movimento mundial que no Brasil acontecerá simultaneamente em várias cidades, e consiste na iluminação de locais públicos com a cor rosa, símbolo da luta contra a doença. Em Manaus, a abertura oficial do evento acontecerá na cabeceira da Ponte Rio Negro (Compensa, zona oeste), a qual liga a capital a Iranduba.

A coordenação do movimento no Amazonas é de responsabilidade do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC). Segundo a Estimativa 2012 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 340 mulheres devem ser acometidas pela doença este ano no Amazonas, 290 delas só na capital.


"Quanto mais cedo é detectado o câncer de mama, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Por isso, temos insistido em ações de conscientização que mostrem para a população feminina a importância do auto-exame das mamas e da mamografia após os 40 anos, os quais podem levar ao diagnóstico precoce da doença", ressaltou o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade.

O movimento Outubro Rosa, que envolve organizações governamentais, não governamentais e sociedade civil, teve início em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). 
O movimento se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público. De acordo com a chefe do DPCC, enfermeira Marília Muniz, tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa, pela pintura de muros, calçadas e bancos de praças, mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações e por ações de diversas naturezas que objetivam chamar atenção para a causa.

Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa na Itália; o Arco do Triunfo em Paris, a Casa Branca em Washington e as Pirâmides do Egito. No Brasil - país que aderiu fortemente à campanha - já foram iluminados o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas em Manaus, a Pinacoteca em São Paulo, a Ópera de Arame no Paraná e o memorial Juscelino Kubitschek em Brasília, entre outros.

Pré-lançamento - O pré-lançamento do evento Outubro Rosa acontecerá no prédio da FCecon, localizado na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona centro-oeste, às 9h do dia 1º, com a distribuição de flores a pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição, além de outras ações a serem desenvolvidas pelo Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas das Amazônia (Gamma), com o apoio das demais Organizações não Governamentais (ONGs) envolvidas no combate ao câncer.

As entidades que participam do evento são  Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Lar das Marias, Lar do José, Amigos da Saúde, Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Durante todo o mês de outubro, o Gamma desenvolverá atividades alusivas à campanha, como os Dias de Beleza Verde e Rosa, previstos para os dias 5 e 18, e cujo objetivo é promover a mudança no visual de pacientes e funcionários do hospital durante as ações.

Evento principal - O evento principal no estado do Amazonas será a iluminação da Ponte Rio Negro, que possui 3,5 mil metros de extensão, e acontecerá simultaneamente às iluminações do Teatro Amazonas (Centro), sede do Governo do Estado, Câmara Municipal de Manaus (localizadas na Compensa), Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas – Aleam, Instituto da Mulher Dona Lindú (ambas na avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife), Vila Olímpica, Lacc (localizadas no Dom Pedro), instalações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A Ponte Rio Negro é a terceira no País escolhida para receber a iluminação do Outubro Rosa. Ela terá um dos lados interditado para o evento, que contará, ainda, com a participação do grupo Pedala Manaus, cujos membros farão a travessia da ponte em bicicletas, com o suporte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

Outros municípios - Além de Manaus, também confirmaram participação na campanha os seguintes municípios amazonenses: Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Silves, Guajará, Careiro Castanho, Carauari, Japurá, Fonte Boa, Novo Airão, Itamarati e Humaitá. Eles iluminarão ambientes públicos, como Unidades de Saúde da Família, secretarias, prefeituras, igrejas, orlas, rodoviárias, entre outros. 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)