Pecuária por meio de projeto de melhoramento genético

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), conduz, desde 2010, o Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino. A atividade segue orientação do governador Omar Aziz de proporcionar alternativas para incrementar a pecuária do Amazonas.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Parintins e já apresentou resultados positivos com o nascimento de cinco bezerros por inseminação artificial em tempo fixo (IATF), a técnica que é empregada pelo projeto. Na última quarta-feira, dia 19 de setembro, dois dos cinco bezerros concebidos por essa técnica nasceram no município de Parintins (a 369 km de Manaus).



Os bezerros nasceram na Unidade de Observação (UO), instalada pelo Idam na fazendinha Vovô Octacílio, localizada na Rodovia Eduardo Braga, km 1. Pesando cerca de 60 quilos, o primeiro a nascer foi o bezerro da raça Gir, que recebeu o nome de "Fator da Fazendinha Vovô Octacilio", em homenagem ao pai, Gir Leiteiro Fator das Terras de Kubera.

Pouco tempo depois, com cerca de 50 quilos, nasceu o bezerro da raça Holandês, filho do touro Savage, registrado com o nome "Savage Fazendinha do Vovô Octacílio".

Para março de 2013, estão previstos os nascimentos de mais dois bezerros, totalizando sete animais. A primeira experiência neste segmento ocorreu em 20 de outubro de 2010, com o nascimento da bezerra "Caprichosa", obtida pelo mesmo processo.

Melhoria genética – Para o coordenador do projeto, o médico veterinário do Idam, Octacílio José Ferreira Neto, a ideia principal é buscar a melhoria genética do rebanho regional, disponibilizando a técnica tanto aos pequenos criadores quanto aos grandes, que já trabalham com inseminação artificial.

"O trabalho de melhoramento genético obriga o criador a adotar medidas em suas propriedades que melhorem as condições de alimentação e sanidade dos animais e de suas instalações para o manejo do rebanho. O sucesso da técnica da inseminação artificial depende principalmente dessas mudanças", salienta o veterinário.






Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)