Governo do Amazonas promove evento sobre Alzheimer no Centro do Idoso

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer - Regional Amazonas, promove na próxima sexta-feira, 21 de setembro, das 8h às 12h, no Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, bairro Aparecida, zona sul), uma manhã de socialização de informações sobre a doença de Alzheimer. A entrada é gratuita.

Na mesma data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Alzheimer, 21 de outubro, o Centro do Idoso em Manaus foi uma das unidades de referência indicadas para a promoção do evento, devido às atividades realizadas com aproximadamente 1,5 mil idosos diariamente.



A diretora do Centro de Convivência do Idoso, Renata Eliziário, explica que está contente com a escolha do Centro do Idoso para sediar este evento em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer.  “Esta é uma doença que já atinge cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil e vai ser de extrema importância aos idosos para que eles tirem dúvidas, aprendam sobre os sintomas, as formas de prevenção e de tratamento da doença”, conclui Renata.

Sobre a doença – O Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável, mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família.

A doença foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo cerca de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos, porém sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)