Estudantes da rede estadual de ensino participam de ação ambiental em Urucurituba

Em Destaque
Por -
0
Em comemoração ao Dia da Árvore, mais de 200 estudantes da rede pública estadual de ensino do município de Urucurituba (a 192 quilômetros de Manaus) participaram nesta sexta-feira, 21 de setembro, de uma ação socioambiental com a plantação de 100 mudas da palmeira Urucuri (Atallea phalerata) na principal avenida da cidade. A mobilização contou com o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e teve o intuito de promover a valorização cultural, o conhecimento dos alunos sobre a espécie e, principalmente, promover o incentivo ao plantio de árvores.

Todas as 100 mudas plantadas ao longo da principal avenida do município foram identificadas por meio de uma placa com o nome da criança que a plantou. A ação faz parte do projeto "As vozes das crianças à sombra da palmeira de Urucuri", da mestranda em Educação e Ensino de Ciência na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora Silvia Lima.



A ideia principal é fazer com que as crianças do 5º ano da Escola Estadual Professor Armando Kettle aprendam sobre ciências a partir da palmeira Urucuri, como uma forma de resgatar a história da espécie que deu origem ao nome da cidade. A mobilização marcou também o início da ação de arborização na cidade, que deve se estender pelas principais avenidas até chegar à escola, onde há uma área reservada para essa finalidade.

Como uma apoiadora de campanhas ambientais e de valorização da educação e do meio ambiente, a presidente do FPS enfatizou a importância da preservação ambiental aliada à educação que geram uma melhor qualidade de vida. "Todo projeto de arborização que venha agregar valor com educação, resgate histórico e conservação do meio ambiente é válido para nosso Estado, que precisa cada vez mais ter consciência ambiental. Assim teremos cidades mais agradáveis para viver e um população que dá o exemplo nas questões ambientais. E esse também é um compromisso do governador Omar Aziz com todas as famílias", destacou a primeira-dama.

Resgate cultural – A professora e pesquisadora Silvia Lima, que nasceu na cidade, atualmente coordena o trabalho com muita dedicação na escola onde também estudou na sua juventude. De volta à terra de origem, ela tem a missão de fazer o resgate histórico e cultural da palmeira com a nova geração.

"Nosso trabalho como professor é esse de contribuir, e me sinto orgulhosa de poder, hoje, contar a minha origem. E esse projeto visa também colaborar com a arborização da cidade, porque vai dar oportunidade para as pessoas conhecerem a palmeira, a partir das vozes das crianças", comentou.

Sensibilização – Os frutos desse trabalho já começam a "brotar" com as primeiras impressões sobre o cuidado com a natureza. A estudante Ana Beatriz Fernandes, 10 anos, disse que vai colocar em prática o que já aprendeu em sala de aula. "O projeto me ajudou muito a entender como preservar a natureza e estou aprendendo a cada dia como cuidar das plantas. E essa que plantei em frente a minha casa terá muita atenção".

As atividades desenvolvidas na escola colaboram para o conhecimento dos pais e dos alunos em relação à palmeira de Urucuri. "É o primeiro projeto ambiental que minha filha participa e acho muito importante porque até eu passei a conhecer mais sobre a palmeira de Urucuri, depois que ela fez parte desse projeto. Isso me deixa muito feliz porque vejo o empenho dela em tudo que realizam na escola", comentou a vendedora Alcinete Santana, 40, durante a mobilização.



FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)