Doentes terminais

João Baptista Herkenhoff
O Conselho Federal de Medicina fixou, como conduta ética, que os médicos devem seguir o desejo de pacientes, em estado terminal, quando estes tenham previamente afirmado que não desejavam receber tratamentos excessivos e fúteis para prolongar artificialmente a vida. A essa recusa o CFM denominou "diretiva antecipada de vontade", que deve ser registrada no prontuário médico.
A novidade da norma, que o Conselho de Medicina editou na semana passada, é permitir a manifestação prévia do paciente. Anteriormente, a decisão cabia à família, quando estivesse diante da dramática situação.


O que o CFM deseja, como esclareceu o médico Roberto d'Ávila, seu presidente, é evitar que as pessoas, que querem morrer em paz, sejam levadas para a UTI onde são entubadas, ressuscitadas e impedidas de morrer naturalmente. Ainda esse médico acrescentou que o paciente não será "abandonado". Em vez de colocá-lo no respirador e deixá-lo morrer na UTI meses depois, ele receberá cuidados paliativos para não sofrer, porém morrer na hora certa. O que o CFM quer evitar é que o paciente tenha um prolongamento da vida em estado vegetativo.
O conceituadíssimo médico capixaba Celso Murad, que apoia a resolução, esclarece que o paciente deve ter o direito de abrir mão de cuidados técnicos exagerados e inúteis. No lugar desses cuidados que, em nada ajudam, Celso Murad propõe cuidados físicos, psíquicos e espirituais. Esses rendem respeito à dignidade da pessoa humana.
O Direito brasileiro não acolhe a eutanásia, prática que é admitida por algumas legislações do mundo.
Nunca é permitido ao médico ou outro profissional da saúde praticar um ato que produza a morte de um paciente, mesmo que o paciente peça sua morte.
Note-se a diferença: num caso, pede-se um ato para pôr fim à vida.  Noutro caso, trata-se de abter-se de atos que prolongam a vida artificial.
Em face de um doente terminal, com morte cerebral, o médico, com o consentimento da família, ou do paciente que expressou "diretiva antecipada de vontade", pode desligar os aparelhos que prolongam artificialmente a vida. Esse ato não é crime, nem constitui atentado à ética.
A interrupção da sustentação vital, uma vez estabelecida a morte encefálica, não se confunde com a eutanásia ou eventual "direito de morrer", no sentido de precipitar o evento "morte", o qual, efetivamente, já ocorreu.
Nosso saudoso arcebispo Dom João Baptista da Motta e Albuquerque, à face da morte, aceitou que tinha chegado ao fim. Não quis que esforços extraordinários fossem realizados, numa insubmissão à finitude da vida. Em Paz, entregou sua alma a Deus.
João Baptista Herkenhoff é professor da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo e escritor. Autor de: Curso de Direitos Humanos. Editora Santuário, Aparecida, SP.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato