30 motocicletas para reforçar programa de combate às drogas

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), vai entregar 30 motocicletas para o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação, que está sendo executada pela Secretaria Executiva Adjunta do Programa Ronda no Bairro (Searb), segue determinação do governador do Estado, Omar Aziz, de integrar as ações estratégicas de Segurança Pública tanto na prevenção quanto no combate ao crime nas ruas. A entrega acontece nesta terça-feira (18), às 17h, no Colégio Militar da Policia Militar III (CMPM III), localizado na rua Santa Helena, S/N, Comunidade Parque São Pedro, zona oeste de Manaus.



"O Ronda no Bairro já é uma realidade. Avançamos muito com a estruturação das Polícias Civil e Militar que hoje têm viaturas e equipamentos de ponta. Agora estamos buscando atuar em outra frente, temos que envolver toda a sociedade no combate à criminalidade e esse combate passa pela prevenção ao uso de drogas", afirmou Omar Aziz.

Os veículos auxiliarão os trabalhos dos policiais militares que são instrutores do Proerd e atuam nas escolas da capital e no interior do Estado. Do total de veículos, 26 são destinados para Manaus e quatro serão distribuídos para os municípios da Região Metropolitana. "Nós estamos confiando no trabalho preventivo dos programas sociais, principalmente o Proerd, que atua nas escolas e diretamente com os alunos e os pais. Ele está incluso na mesma filosofia do Ronda no Bairro que é o estreito relacionamento do policial com o cidadão, trabalhando na prevenção da criminalidade. Firmamos esta parceria com o objetivo de reduzir, ao máximo, o consumo e venda de drogas na comunidade", explicou o secretário Executivo Adjunto do Programa Ronda no Bairro, tenente-coronel PM Amadeu Soares.

Com a implantação do Programa Ronda no Bairro, o Proerd recebeu reforço no atendimento nas escolas, com acompanhamento nas reuniões de pais e mestres e na diminuição da evasão escolar. A zona leste da capital, por exemplo, teve redução de 21% nos homicídios e 52% na lesão corporal no mês de agosto em relação ao mesmo período ano passado.

Já na produtividade, a apreensões obtiveram aumento em 154% nas armas de fogo, 471% no porte de drogas e 176% no tráfico de drogas.

Proerd – Criado em 2002, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem parceria com a Polícia Militar do Amazonas e já atendeu, até 2011, cerca de 370.000 jovens e crianças, desenvolvendo atividades de prevenção nas escolas quanto ao uso indevido de drogas e atos de violência. O objetivo é, através da educação, prevenir e reduzir as práticas destrutivas consequentes do uso e envolvimento com tráfico de entorpecentes.

O Proerd também tem foco nos pais, incentivando-os a estarem mais próximos dos filhos, orientando e ensinando para a formação de bons cidadãos. Ao final de cada curso, os jovens e os pais recebem um certificado e um brinde (camiseta e boné personalizados pelo Proerd) de "guerreiros contra as drogas e violência".

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)