Ronda no Bairro reduz crimes em 28 bairros da cidade

Em Destaque
Por -
0

Implantado em três das seis zonas geográficas de Manaus, o Ronda no Bairro reduziu a criminalidade em 28 bairros onde o programa já está implantado, com benefício direto a uma população aproximada de 1 milhão e 100 mil pessoas, segundo informou nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP).

Na zona norte, a primeira área da cidade onde o Governo do Amazonas implantou o programa há 176 dias (de 16 de fevereiro a 31 de julho), a queda nos índices gerais de criminalidade alcança 4% quando comparado a igual período de 2011. A zona norte tem 10 bairros atendidos pelo programa.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, destaca que a zona norte registrou resultados expressivos no mês de julho, como a queda de 37% das ocorrências mais graves, entre elas homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, roubo, furto e tráfico de drogas. "Para se ter uma idéia de que o policiamento comunitário é importante, as tentativas de homicídio caíram 64% ante o mesmo período do ano passado. Isso é ótimo porque significa vidas preservadas", disse.

Vital ressaltou que a atuação do Ronda no Bairro em três zonas de Manaus leva o sistema de segurança a registrar queda no total de ocorrências em toda a cidade, como foi o caso deste fim de semana. "De sexta-feira até a madrugada desta segunda-feira, tivemos uma redução de 24% no total de ocorrências mais graves, como aquelas que atentam contra a vida e o patrimônio das pessoas", afirmou.

Embora com pouco tempo de operação, as zonas leste e centro-sul já apontam essa mesma tendência de queda na criminalidade. Nessas regiões, o Ronda no Bairro atua desde os dias 19 e 26 de julho, respectivamente. "Trabalhamos com a convicção de que a segurança da população vai melhorar muito em pouco tempo. Claro, todos nós queríamos estar logo livres dos criminosos, mas essa redução nas ocorrências, que se consolida a cada mês, aponta que Manaus vai voltar a ter paz e tranqüilidade muito em breve", disse, otimista, o coronel Vital.

Na zona centro-sul, em que o Ronda no Bairro está completando uma quinzena de operações em sete bairros, a redução das ocorrências gerais na comparação com 2011 é de 37% e chega à metade nos casos de lesão corporal, furto e roubo.

Segundo a SSP, a polícia reduziu em 42% os homicídios na zona leste desde o dia 19 de julho, quando comparado com igual período de 2011. Também há queda de 50% nas tentativas de homicídio e de 35% nos de roubo. O Ronda no Bairro cobre 12 bairros nessa zona.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)