Profissionais da rede estadual de saúde participam de qualificação com especialistas do Hospital Sírio Libanês

Em Destaque
Por -
0
Profissionais, entre médicos, gestores e técnicos, da rede estadual de saúde da capital e do interior participam de curso de qualificação profissional ministrados pelo núcleo educacional do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. A solenidade de abertura do curso ocorreu nesta quarta-feira, 22 de agosto, no auditório do Instituto Superior de Administração e Economia do Amazonas (Isae), no bairro Chapada, zona centro–sul.

O curso, que será realizado em 30 módulos, é oferecido pelo Governo Federal através de uma Parceria Público Privada (PPP) com o hospital paulista. Além do convênio com o Governo do Amazonas, outros nove Estados brasileiros também participam do curso. A cerimônia de abertura foi transmitida por videoconferência simultaneamente para os dez Estados contemplados.


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), no Amazonas, foram selecionados 144 profissionais, entre médicos, gestores e técnicos do sistema público de saúde da capital e interior. Segundo o titular da pasta, Wilson Alecrim, os três cursos (Gestão da Educação na Saúde, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e Gestão da Regulação em Saúde) atendem ao projeto de reformulação do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, que visa aperfeiçoar o acesso à saúde. 

"O Sírio Libanês é uma instituição privada cuja gestão é focada na qualidade técnica dos profissionais e, principalmente, no atendimento com imensa satisfação do público. A partir desse convênio, a gestão nas unidades de Saúde do Amazonas só tende a melhorar", avaliou Alecrim, destacando que um dos pilares que asseguram qualidade na saúde pública o Amazonas já tem: a infraestrutura.

Para o secretário executivo adjunto das Ações de Saúde no Interior, Evandro Melo, a infraestrutura aliada à qualificação que a União está subsidiando permite que o Amazonas caminhe para prestar um atendimento de excelência. "O que nós queremos ao fim de todo esse investimento é que o usuário do SUS não tenha mais que marcar consulta para ser atendido por qualquer especialidade médica. Essa é a proposta do Ministério da Saúde", enfatizou.
A gestora de aprendizagem do Sírio Libanês em Manaus, Cybele Sales, explica que com o passar dos anos houve uma transformação das demandas da população e o SUS está tentando acompanhar esse processo. "Esse curso em convênio com as secretarias municipais, estaduais, Ministério da Saúde e Sírio Libanês tem o objetivo de aperfeiçoar esse sistema para que possamos responder a essa nova demanda, principalmente humanizando esse atendimento".

O curso será dividido em módulos e será ministrado por profissionais do Hospital Sírio Libanês, através de sistema de vídeoconferência. Além disso, os alunos terão apoio dos preceptores locais que estarão auxiliando no decorrer do curso. Além do Amazonas, o curso também está sendo ofertado nos estados de Sergipe, Pará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Espirito Santo. Para realizar essas capacitações o Ministério da Saúde está investindo R$ 10 milhões.











Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM






Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)