Governo do Amazonas inicia aulas de goalball para crianças com deficiência visual


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), inicia nesta quarta-feira, 8 de agosto, a partir das 16h, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste), a primeira aula de goalball para um grupo de nove crianças, adolescentes e jovens com deficiência visual.  O trabalho conta com a parceria da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).



Goalball é um jogo praticado por atletas cegos ou de pouca visão. O objetivo é arremessar uma bola, que contem guizo, com as mãos no gol do adversário. A percepção do jogador é pelo tato e a audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. É necessária muita concentração dos jogadores, por isso o silêncio da torcida e da equipe é importante. A partida tem duração de dois tempos de dez minutos com três minutos de intervalo entre eles.



De acordo com a coordenadora técnica do Centro de Convivência, Ítala Patrícia, a ideia de realizar o goalball surgiu do interesse de um grupo de nove deficientes visuais e do professor de Educação Física da Sejel, Edinézio Santos de Assunção, que é deficiente visual parcial e vai ministrar aulas. "A prática desse esporte é muito importante para o desenvolvimento global e a socialização do deficiente visual", disse Ítala.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato