Dilma sanciona lei que reajusta salários de servidores públicos federais

Em Destaque
Por -
0
A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou nesta quarta-feira (8) a Lei nº 12.702/2012, oriunda da Medida Provisória 568, que dispõe sobre a carreira médica e de mais 29 categorias do funcionalismo público federal. Relatada pelo líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), a lei possibilita o reajuste salarial a mais de 600 mil servidores.

Considerada polêmica, a MP foi criticada por médicos de todo país, que reclamavam que regras presentes no projeto enviado pelo Executivo ao Congresso aumentavam a carga horária de trabalho da categoria, sem acréscimo na remuneração. Eles também criticavam as mudanças nas regras para pagamento de gratificação de insalubridade e periculosidade, que reduziam os ganhos desses profissionais.


Após ouvir entidades de classe e de negociar com os ministérios do Planejamento, Casa Civil e Relações Institucionais, Eduardo Braga, relator da MP na Comissão Mista que analisou a matéria no Senado, retirou os pontos que prejudicavam médicos e estabeleceu tabelas específicas de remuneração para a categoria, o que não existia anteriormente.  Braga também excluiu a chamada Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) por não representar adição de ganhos salariais à remuneração dos servidores.

Além de médicos, a lei beneficia servidores de 21 órgãos e entidades do Poder Executivo, entre eles a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Instituto Nacional de Meteorologia, a Agência Brasileira de Inteligência, a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e outros. O texto completo da lei pode ser acessado aqui.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)